O evento contou com aula de alongamento, zumba, apresentação teatral do Projeto Ação Justiça Eleitoral e Cidadania (AJE/TRE), além de apresentação da banda de Música da Polícia Militar e show de humor com Vinícius Karkam.
Nove dos 14 órgãos que integram a Rede de Controle no Piauí estiveram presentes no evento, entre eles, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) que apresentou os resultados da atuação ao longo de 2017 e as ferramentas que promovem uma maior participação da população na gestão pública, a exemplo do Portal da Transparência, Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e aplicativo Gestão Transparente.
O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, esteve presente no evento e ressaltou a importância do controle social.
"O artigo 1º da Constituição Federal diz que todo poder emana do povo. Então, a intenção dos órgãos de controle é cada vez mais fomentar a participação social e o exercício da cidadania, no acompanhamento e avaliação das políticas públicas. No que tange a CGE, uma de nossas diretrizes é incrementar e aprimorar cada vez mais o Portal da Transparência e o aplicativo Gestão Transparente. São meios de fomentar o controle, fomentar o exercício da cidadania e fazer com que o cidadão esteja cada vez mais próximo da administração pública do Poder Executivo estadual", disse o controlador-geral do Estado.
Para o coordenador-executivo da Rede de Controle no Piauí, Leonel Alves de Melo, o evento foi bastante positivo e a expectativa é realizar mais ações com a intenção de aproximar cada vez mais os órgãos de controle da população.
"Estamos dispostos a nos aproximar da população e conseguimos atrair esse público para as nossas tendas, para ver o que os órgãos de controle estão fazendo. As instituições já deram as mãos e a população precisa se unir a nós para trabalharmos juntos no combate à corrupção. A mensagem que passo aos piauienss é que acreditem, pois temos bons exemplos no Brasil de controle social, de pessoas que realmente estão preocupadas em prevenir e combater a corrupção e tem possibilitado que as cidades ofereçam melhores serviços. Corrupção tem jeito sim, e juntos, instituições e população, conseguiremos vencer essa batalha", enfatizou Leonel.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.