Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

07/11/2012 - 18h15

Compartilhe

07/11/2012 - 18h15

Animais circulam pelas ruas de Timon e trazem riscos a motoristas

Soltos nas ruas eles ajudam a espalhar o lixo e a propagar doenças. No último sábado (3), rebanho atrapalhou o trânsito em trecho da BR-316.

 Do G1/MA

 

Animais de pequeno e grande porte circulam livremente pelas ruas de Timon. Soltos, os bichos podem provocar acidentes e transmitir doenças.


As cenas são comum na cidade de Timon. No último sábado (3), um rebanho atrapalhou o trânsito em um trecho da BR-316. O Código de Postura do município proíbe o trânsito de animais no perímetro urbano, mas o que se vê nas principais ruas e avenidas de Timon são animais circulando livremente. O mototaxista Manoel Oliveira reclama do perigo: “É um absurdo. Já tem esses caminhões que são perigosos, imagine se um animal entra no meio de uma BR dessas rápidas e ocorre uma acidente muito grave?”.


Os animais de pequeno porte como cães e gatos também trazem problemas à cidade. Soltos nas ruas eles ajudam a espalhar o lixo e a propagar doenças. O Centro de Controlo de Zoonoses de Timon realiza o trabalho de captura desses animais duas vezes por semana, ou através de solicitações. Para o diretor do centro, José João Júnior, a reação da população dificulta a ação de captura. “Há uma grande dificuldade aqui em Timon. Às vezes a gente captura os animais e a vizinhança se reúne e pede para tirar o animal da carrocinha, pede pra soltá-lo e aí a gente é obrigado a soltar”, explica ele. José João também alerta que os donos de animais devem ser mais responsáveis como os cuidados com seus animais. “As pessoas devem pensar duas vezes antes de criar um animal, porque eles vão depender dessa pessoa pra sempre. Vacinas, ração, levar ao veterinário, cuidar deles dentro de casa mesmo, dar banho, levar para passear. Então não é só criar e depois jogar na rua, tem que ter responsabilidade”, afirma ele.


A direção do Departamento Municipal de Trânsito, responsável pela captura dos animais de grande porte, informou que realiza o recolhimento em caso de denúncia. Os cães e gatos capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses são devolvidos aos donos, em até 48 horas, mediante assinatura de um termo de compromisso e pagamento de taxa.

Do G1/MA

Comentários