Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Política

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/10/2019 - 12h02

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/10/2019 - 12h02

Wellington Dias propõe Fórum Permanente de Defesa da Amazônia

A proposta foi aprovada pelos demais governadores e participantes presentes no evento e incluída na carta da Cúpula entregue ao papa Francisco.

 

Criação do Fórum Pan-Americano, proposta pelo governador do Piauí, foi aprovada.

 Criação do Fórum Pan-Americano, proposta pelo governador do Piauí, foi aprovada.

Durante 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia, que aconteceu nessa segunda-feira, 28/10, no Vaticano, o governador Wellington Dias propôs a criação do Fórum Pan-Americano Permanente de Defesa da Amazônia. A proposta foi aprovada pelos demais governadores e participantes presentes no evento e incluída na carta da Cúpula entregue ao papa Francisco.

O Fórum Pan-Americano é uma estratégia para discutir e construir soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Esse encontro e agora a criação desse fórum são oportunidades de garantir que nos próximos anos tenhamos mudanças em uma velocidade maior. A ciência aponta um grande risco de alterações climáticas no planeta e há a necessidade de cuidar de maneira mais acelerada dessa questão. Destaco também a necessidade do cumprimento do Acordo de Paris. O Brasil, como um país que capta gás carbônico e emite oxigênio, tem créditos a receber estimados em U$ 30 bilhões”, pontua Wellington Dias.

Ainda segundo o governador, as comunidades espalhadas pelos nove países da Amazônia e o Piauí (estado pré-amazônico) estão trabalhando na perspectiva de ter alternativas que possam conviver com o meio ambiente, mas para tanto é necessário uma contrapartida, o que será possível com uma integração interna no Brasil entre governo federal, estados e comunidades e com a implantação de projetos concretos que possam garantir as condições de sustentabilidade, sem esquecer de olhar, prioritariamente, para os que vivem nessas regiões a serem protegidas.

Para Dom Marcelo Sanchez Sorondo, chanceler da Pontifícia Academia das Ciências do Vaticano, o Fórum Pan-Americano Permanente de Defesa da Amazônia será essencial para a construção de um plano comum.

“A proposta do governador do Piauí de criação do Fórum é muito adequada ao momento, é um modo de chegarmos a um plano comum, como pede o Papa Francisco. Um plano para salvar o habitat, para salvar o planeta que é nossa casa e salvar a humanidade que reside neste planeta. Sabemos que a Amazônia é o coração da humanidade, do ponto de vista ambiental e do ciclo da água. Alterar o ciclo de água é alterar o clima, ou seja, é o que vem acontecendo e é muito grave. Estamos contentes com os desdobramentos desse encontro e pela possibilidade de soluções efetivas”, disse.

Comentários