Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

09/12/2019 - 09h17

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

09/12/2019 - 09h17

Rede de Controle do Piauí realiza blitz educativa contra a corrupção

Entidades realizam atos em prol do Dia Internacional contra a Corrupção nesta segunda-feira (9),

 

 

A fim de conscientizar a população sobre a importância da sua participação no combate à corrupção, as entidades que compõem a Rede de Controle do Piauí realizam atos em prol do Dia Internacional contra a Corrupção, nesta segunda-feira, 9 de dezembro, data em que diversos países costumam dar destaque ao tema todos os anos.

O primeiro ato foi uma blitz educativa, auxiliada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), às 7h, em frente ao Ministério Público Federal (MPF), sediado na Zona Leste em Teresina, para a entrega à população de material intitulado “Prevenir e combater a corrupção é missão de todos”. Paralelamente, outros postos da PRF fixados nas cidades piauienses de Parnaíba, Floriano, Picos, Valença, Alegrete, Bom Jesus, Campo Maior e Piripiri também fizeram as abordagens para a entrega do material.

Logo após a blitz educativa, membros das instituições integrantes da Rede de Controle do Piauí permanecerão reunidos na sede do MPF em coletiva de imprensa, a partir das 9h, para prestar contas à sociedade piauiense sobre as ações de combate à corrupção realizadas no estado pela Rede. Na ocasião, também será apresentada a Estratégia Nacional de Prevenção à Fraude e à Corrupção, iniciativa realizada em conjunto para promover e fortalecer medidas que previnem e combatem a corrupção de forma mais eficaz e eficiente.

A ideia da estratégia nacional surgiu após a divulgação de ranking da corrupção do Fórum Econômico Mundial de 2017, no qual o Brasil foi classificado como o quarto país mais corrupto do mundo, e de índice de percepção da corrupção da Transparência Internacional, que trouxe o Brasil na 105ª posição entre 180 países.

O projeto tem como principal objetivo mobilizar as instituições de controle, suas redes constituídas e gestores públicos em todo o país para que as entidades públicas brasileiras tenham níveis de ocorrência de fraude e corrupção compatíveis com os de países desenvolvidos. Para o sucesso dessa estratégia, os trabalhos são guiados por princípios que viabilizam a ampla participação das redes de controle em todos os estados, dos parceiros e, especialmente, dos gestores públicos.
 

Comentários