Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/12/2019 - 06h57

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/12/2019 - 06h57

Quando fazer a troca do filtro de óleo do carro?

A troca de óleo e do filtro é uma medida de prevenção, para que o automóvel não apresente defeitos.

 Divulgação

Recomenda-se realizar a troca do filtro a cada 10 mil quilômetros rodados.

 Recomenda-se realizar a troca do filtro a cada 10 mil quilômetros rodados.

A lubrificação é uma das ações fundamentais para o bom funcionamento do motor e veículo. O óleo utilizado em automóveis é usado para deixar uma película protetora entre as peças presentes no motor, de forma a reduzir o atrito enquanto o motor estiver em funcionamento e o veículo em movimento.
 
A principal função do óleo é lubrificar as partes móveis do motor porém há outras funções como: evitar a corrosão, limpar o motor e facilitar a eliminação de produtos indesejados, além de auxiliar na refrigeração do carro.

O sistema de lubrificação é composto por um filtro de óleo, válvula de alívio, filtro de sucção, bomba de óleo, dutos de lubrificação e galerias. Dentre estes componentes, o principal é o filtro de óleo. Este filtro recebe o óleo que vem da bomba e faz a filtragem de todo o fluído antes que este chegue as partes do motor, retendo as partículas que podem vir a causar danos ao veículo.

Cada marca e veículo possui um tipo de filtro. Quando for realizar a troca, é importante estar atento a qual modelo de filtro deve ser comprado, pois, utilizando o filtro incorreto, o motor está em risco, não recebendo a lubrificação correta e podendo fundir.

A troca de óleo e do filtro é uma medida de prevenção, para que o automóvel não apresente defeitos, que deve ser executada de maneira regular de acordo com o tempo indicado pela fábrica. É importante realizar a troca conjunta para que o fluído novo não tenha contato com impurezas e fique contaminado.

Na maioria dos casos, recomenda-se realizar a troca do filtro a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém é preciso estar atento a outros detalhes, que podem antecipar esta troca. Como:
 
  • Circular em locais com condições severas, com o trânsito congestionado, ruas sem a pavimentação e cuidados adequados, trechos curtos várias vezes ao dia, causam um desgaste maior ao motor e seus componentes.
  • Carros parados a muito tempo necessitam de troca de óleo com frequência pois este fluído se torna denso, perdendo as propriedades e não executando sua função como devia, podendo até entupir mangueiras e dutos.

É interessante o condutor iniciar a verificação do óleo e da sua viscosidade a cada 3 mil quilômetros rodados. Caso você não tenha experiência, pode buscar ajuda em postos de gasolina. É necessário que o automóvel esteja desligado e o motor frio.

Quando chegar a hora de realizar a troca do óleo, não esqueça de trocar o filtro, garantindo assim o bom funcionamento do veículo. Busque por ajuda em um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados realizar os procedimentos e trocas que seu carro precisar. O filtro de óleo pode ser adquirido em lojas físicas ou online como o site topautopecas.pt. É importante que, a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.
 
 

Divulgação

Comentários