A Agespisa reduziu temporariamente, na última semana, a produção de água em Teresina em decorrência do aumento da turbidez do rio Parnaíba nos últimos dias. Segundo a empresa essa medida foi necessária para manter a qualidade da água distribuída para a população.
Leia também: Transtorno: bairros de Teresina podem ficar sem água por mais de 24 horas
A turbidez do rio Parnaíba fica mais elevada nesse período do ano porque as chuvas que caem com maior intensidade na região das nascentes arrastam sedimentos para a calha do rio, tornando a água mais turva ou barrenta.
Leia também: Diretor da Agespisa faz campanha para mostrar benefícios com privatização da empresa
De acordo com a Agespisa, aredução na produção de água é necessária porque a ETA leva mais tempo para tratar a água do rio. As regiões mais elevadas da cidade são as mais afetadas com essa medida.
A turbidez do Parnaíba apresenta variações. Normalmente, é maior no inverno, chegando a valores de até 800 UT’s. No verão, é bem menor, variando de 15 a 25 UT’s.
Na manhã dessa segunda-feira (10), o nível de turbidez do rio estava em torno de 150 UT’s, considerado elevado, mas a Agespisa conseguiu manter a qualidade da água e a ETA está operando com sua produção normal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.