Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/02/2022 - 09h53

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/02/2022 - 09h53

Teresina ganha o primeiro posto de carregamento para carros elétricos

As obras da estação de carregamento de veículos elétricos já iniciaram no Parque da Cidadania.

 

 

Teresina está prestes a entrar no circuito de mobilidade elétrica. As obras da estação de carregamento de veículos elétricos já iniciaram no Parque da Cidadania, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Equatorial Piauí.

Essa é mais uma ação conjunta entre os órgãos que visa contribuir de forma efetiva para a descarbonização do meio ambiente a partir do incentivo à redução de impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis. A Equatorial Piauí vai doar ao poder público da capital um veículo elétrico e disponibilizar dez bicicletas elétricas para uso gratuito da população, utilizando como uma das fontes de alimentação a energia solar, limpa e renovável.

“Há alguns meses estamos conversando e pensando soluções sustentáveis para Teresina, incluindo o transporte. Esse projeto também busca desenvolver inovações tecnológicas e diversificar as fontes energéticas, além de promover mais qualidade de vida às pessoas que frequentam nossos parques ambientais. Esse é o primeiro passo para um futuro não tão distante”, comemorou a secretária do Meio Ambiente, Elisabeth Sá.

O projeto de mobilidade vai disponibilizar ainda para a comunidade o uso das bicicletas elétricas para o lazer e estimular o avanço tecnológico nacional, através do desenvolvimento de sistema de carregamento de veículos. A iniciativa do Grupo Equatorial acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“A chegada do projeto de mobilidade elétrica no Piauí vai permitir fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros. Por não ter os combustíveis fósseis como fonte, os carros elétricos não emitem CO2 (dióxido de carbono) e não poluem o meio ambiente”, declara Lucas Pinheiro, engenheiro de Inovação do Grupo Equatorial.

Comentários