Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/06/2022 - 18h31

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/06/2022 - 18h31

UFPI retoma aulas presenciais com protocolos de segurança contra Covid

Nessa segunda, 20/06, todos os campi voltam com aulas da graduação, pós-graduação e colégios técnicos; RUs e Assistência Estudantil

 

 

A Universidade Federal do Piauí retoma nessa segunda-feira, 20 de junho, às aulas presenciais da graduação, pós-graduação e colégios técnicos referentes ao primeiro semestre letivo de 2022. 

Após mais de dois anos funcionando através do ensino e atividades administrativas online, devido a pandemia, a UFPI atualizou as medidas de segurança contra a covid-19 para a volta às aulas presenciais. 

Dentre as medidas aprovadas estão: uso obrigatório da máscara em todos os setores da UFPI, tanto administrativos como pedagógicos, e uso de outros EPIs na realização de aulas práticas sob a supervisão das coordenações dos respectivos cursos, em consonância com as coordenações de disciplinas; apresentação do comprovante vacinal, que deve estar atualizado de acordo com sua respectiva idade; como por exemplo, os professores, técnicos e alunos com 50 anos e mais, devem ter as quatro doses realizadas; higiene pessoal e, em especial, das mãos em todos setores da Instituição.

Assistência Estudantil 

Os serviços de assistência aos estudantes também voltam a funcionar e assim proporcionar à comunidade acadêmica um retorno que garanta acolhimento e permanência no curso.

Nos Restaurantes Universitários (RUs), da capital e do interior, a expectativa é de que seja atendido 100% da demanda usuais pelo serviço. Embora os custos da alimentação tenham aumentado, está mantido o valor cobrado pelas refeições de antes da pandemia: R$ 0,80 para alunos, e R$ 7 para servidores e colaboradores terceirizados. Visitantes autorizados também se alimentam no RU, com autorização.

A grande novidade é a volta do funcionamento do RU 3, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), após recente finalização da primeira parte da reforma do refeitório. No dia 20 de junho, estará tudo pronto para receber a comunidade acadêmica. Os Rus Central (CCN) e 2 (Espaço Rosa dos Ventos) voltam a atender a demanda habitual, nos patamares de antes da pandemia, com oferta de aproximadamente seis mil refeições por dia nas três unidades. 

Cuidados - Em função das variações do quadro epidemiológico relacionado à covid-19, inicialmente, serão mantidas as sinalizações nas filas, as divisórias de acrílico que demarcam a separação entre os usuários nas mesas, bem como o uso de máscaras e a exigência do cartão de vacinação. Além disso, a coordenadora dos RUs, Sueli Teixeira, reforça que os cuidados de higiene serão mantidos. “Temos um controle rígido com a sanitização do ambiente, de modo a garantir a saúde de todos'', destaca.

Para reestabelecer a capacidade do serviço de alimentação em 100%, o horário de atendimento para a refeição de maior demanda (almoço) continuará estendido até às 14h no RU Central e RU2 no Campus de Teresina. Nos campi fora da sede, o atendimento segue como antes, dada a menor demanda pelos serviços e às peculiaridades de cada campus.

Comentários