Cento e um municípios do sudeste e sul do Piauí enfrentaram um apagão na manhã da última quarta-feira (19). Segundo a Eletrobras Distribuição Piauí, a interrupção no fornecimento de energia atingiu 280 mil habitantes em municípios como Picos e Eliseu Martins.
A empresa informou que por volta de 1h a distribuidora de energia foi informada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) sobre um problema e que seria necessária a suspensão da energia, a pedido da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco).
Segundo o informe, a Eletrobras precisaria intervir, em caráter de urgência, na subestação no município de São João do Piauí. A companhia disse que a falta de energia durou um hora e meia.
A Chesf informou, por meio de nota, que o sistema necessitou passar por um "desligamento programado emergencial de transformador da Subestação São João do Piauí, o que ocasionou interrupção no fornecimento de energia elétrica."
Segundo o superintendente de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, o desligamento ocorreu porque, durante monitoramento preventivo, foi identificado um problema no equipamento.
"Houve negociação com a empresa distribuidora local e, também, com o ONS para ajuste imediato, com o objetivo de evitar maiores danos. O serviço foi concluído com sucesso", finalizou a companhia.
Outros apagões
No último dia 31 de novembro, os moradores de Teresina enfrentaram um blecaute. Segundo a Eletrobras Distribuição Piauí, o apagão atingiu bairros das zonas leste e sudeste da capital piauiense e durou aproximadamente 50 minutos -das 19h06 às 19h59. Cerca de 20% dos bairros da cidade tenham sido atingidos. Mais de cem mil pessoas podem ter sido afetadas pelo problema.
Um outro apagão atingiu vários Estados das regiões Norte e Nordeste, entre a noite do dia 25 de novembro e madrugada do dia 26. As causas do blecaute apontaram para um incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.