Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Colunas /

Curiosidades

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

13/02/2023 - 10h30

Compartilhe

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

13/02/2023 - 10h30

As Mentiras que Contam sobre a Economia Brasileira

 

Petrônio Filho lançou seu livro na Academia Piauiense de Letras

 Petrônio Filho lançou seu livro na Academia Piauiense de Letras

No último sábado, 11.02.2023, aconteceu na Academia Piauiense de Letras uma sessão especial de lançamento de livro. O livro com o sugestivo e intrigante título MENTIRAS QUE CONTAM SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA  de autoria de Petronio Filho. Filho do ex-prefeito de Teresina, ex-senador da República e ex-governador do Piauí além de ter sido ministro da justiça do governo do presidente João Figueiredo e um político de projeção nacional que figura nos principais registros da história recente do Brasil. Petronio Portella Nunes. Falecido precocemente aos 54 anos de idade. 

Petronio Filho é um economista graduado pela UNB com mestrado na área em Minnesota e doutorado na Unicamp. E por três décadas foi consultor legislativo no Senado Federal. Em sua fala inicialmente ressaltou que seguiu dua formação por caminhos diferentes do pai. 

Petronio,  o pai, formou-se em Direito e Petronio,  o filho, fez economia. E tampouco sentiu-se na condição de herdeiro do pai na seara política. Na condição de ser uma pessoa pessoa extremamente tímida, como fez questão de bem frisar, isso o incompatbilizava para ser uma expressão política da magnitude do pai. 

Na apresentação do livro o autor disse  que  quem o inspirou para escrevê-lo foi nada menos do que a figura de Jair Messias Bolsonaro com as mentiras da área econômica à frente o então ministro da área econômica Paulo Guedes. Declarou aos presentes que seu candidato em 1? turno na eleição presidencial de 2022 era Ciro Gomes. Mas pela posicionamento de ataques ferinos e descabidos  ao candidato Lula decidiu-se logo por Lula. Abandonou a candidatura Ciro Gomes. No que causou um certo alvoroço na plateia. 

Um ou mais de um dos presentes na plateia disse em voz alta: eu não votei em Bolsonaro. E deve a declaração do autor e a manifestação de alguns  ter causado urticária em bolsonaristas  presentes a ponto de um ter elevado a voz e ter dito em alto e bom som "eu não votei em Bolsonaro". 

O livro o autor diz a quem se destina em uma das orelhas: "Passei três décadas fazendo o que tento fazer neste livro: explicar fenômenos econômicos complexos para não-economistas". 

Espero que a mídia local dê ampla divulgação e espaço a um economista que tem a visão e fundamentos diferentes daqueles a quem a mídia paparica e que representam os interesses do mercado financeiro dos rentistas dos especuladores e do grande capital nacional e internacional.  E são estes que têm sempre voz.


*****
Herivelto Silva Cordeiro é servidor público federal - nas redes sociais. 

Comentários