No último sábado, 11.02.2023, aconteceu na Academia Piauiense de Letras uma sessão especial de lançamento de livro. O livro com o sugestivo e intrigante título MENTIRAS QUE CONTAM SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA de autoria de Petronio Filho. Filho do ex-prefeito de Teresina, ex-senador da República e ex-governador do Piauí além de ter sido ministro da justiça do governo do presidente João Figueiredo e um político de projeção nacional que figura nos principais registros da história recente do Brasil. Petronio Portella Nunes. Falecido precocemente aos 54 anos de idade.
Petronio Filho é um economista graduado pela UNB com mestrado na área em Minnesota e doutorado na Unicamp. E por três décadas foi consultor legislativo no Senado Federal. Em sua fala inicialmente ressaltou que seguiu dua formação por caminhos diferentes do pai.
Petronio, o pai, formou-se em Direito e Petronio, o filho, fez economia. E tampouco sentiu-se na condição de herdeiro do pai na seara política. Na condição de ser uma pessoa pessoa extremamente tímida, como fez questão de bem frisar, isso o incompatbilizava para ser uma expressão política da magnitude do pai.
Na apresentação do livro o autor disse que quem o inspirou para escrevê-lo foi nada menos do que a figura de Jair Messias Bolsonaro com as mentiras da área econômica à frente o então ministro da área econômica Paulo Guedes. Declarou aos presentes que seu candidato em 1? turno na eleição presidencial de 2022 era Ciro Gomes. Mas pela posicionamento de ataques ferinos e descabidos ao candidato Lula decidiu-se logo por Lula. Abandonou a candidatura Ciro Gomes. No que causou um certo alvoroço na plateia.
Um ou mais de um dos presentes na plateia disse em voz alta: eu não votei em Bolsonaro. E deve a declaração do autor e a manifestação de alguns ter causado urticária em bolsonaristas presentes a ponto de um ter elevado a voz e ter dito em alto e bom som "eu não votei em Bolsonaro".
O livro o autor diz a quem se destina em uma das orelhas: "Passei três décadas fazendo o que tento fazer neste livro: explicar fenômenos econômicos complexos para não-economistas".
Espero que a mídia local dê ampla divulgação e espaço a um economista que tem a visão e fundamentos diferentes daqueles a quem a mídia paparica e que representam os interesses do mercado financeiro dos rentistas dos especuladores e do grande capital nacional e internacional. E são estes que têm sempre voz.
*****
Herivelto Silva Cordeiro é servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.