Modernização,transparência e celeridade de ações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) foram a pauta da primeira reunião da nova presidente,Conselheira Waltânia Alvarenga, com os diretores do TCE. No encontro, realizado nesta quarta-feira (9), foram apresentadas as medidas que serão adotadas na atual gestão. Uma delas é a ênfase às auditorias operacionais e de avaliação que possibilitarão um melhor acompanhamento dos resultados das políticas públicas junto à população.
A implementação de modernas tecnologias para auxiliar na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos contemplará todos os setores ,possibilitando maior transparência das decisões do Tribunal.
Um exemplo das inovações a serem implementadas é a instalação de ferramentas de busca que garantirão acesso mais rápido e eficiente às publicações do Diário Oficial.
O TCE também vai adotar o Business Inteligence (BI), que vem a ser, um instrumento gerencial fornecerá dados para análise de compatibilidade do Plano Plurianual(PPA), Lei Orrçamentária Anual (LOA) e Lei das Diretrizes Orçamentárias(LOA).
Outra novidade será a adoção,pelo TCE, de um sistema informatizado para o controle do registro de preços do Estado. Tais medidas serão reforçadas com a criação da Divisão de Acompanhamento de Decisões, para assegurar a efetividade das decisões tomadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
Para garantir o rigor da fiscalização de obras no setor rodoviário, já está em processo de aquisição, na Inspetoria de Obras do Serviços Públicos ((IOSP), equipamento de fiscalização que permite fazer uma avaliação do solo, identificando os materiais utilizados e comparando-os aos padrões exigidos no contrato das obras. O equipamento faz uma análise minunciosa do solo, comparado a um exame de raio-x, dificultando a adoção de materiais e técnicas que estejam em descordo com as exigências dos editais.
Participaram da reunião, presidida pela Conselheira Waltânia Alvarenga, o conselheiro substituto junto à presidência, Jackson Veras , os diretores executivo, Raimundo Álvares e administrativa, Raimunda Borges;além de Marta Fernandes, diretora da Divisão de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE), Andrea Paiva, que responde pela diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM),Paulo Sérgio Neves, diretor da Inspetoria de Obras do Serviço Público, Inaldo de Oliveira Silva, chefe da Divisão de Inteligência, Ana Teresa Silveira, secretária das Sessões e Lucine Batista, chefe de Gabinete da Presidência.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.