O dia 8 de dezembro passado amanheceu com manchetes nos principais meios de comunicação do Turismo brasileiro, destacando as pesquisas realizadas pelos sites de busca Decolar.com e Booking.com. A Decolar, embora também faça reservas de hospedagem, tem o seu foco maior nas buscas por passagens aéreas, enquanto a Booking, embora faça reservas de passagens aéreas, tem suas buscas mais concentradas nas hospedagens. Para nós, teresinenses, os resultados dessas pesquisas poderiam ter passado apenas como mais uma informação do setor turístico, mas dessa vez há uma grande diferença: o destaque que Teresina teve nas duas pesquisas, que fez muitos duvidarem que isso fosse possível.
A Decolar está presente em Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Estados Unidos e Uruguai, com 4.500 funcionários, mais de 240 destinos de viagem, 29 milhões de clientes e 174 milhões de visitantes únicos por ano em sua plataforma. É a filial da empresa argentina Despegar, maior Agência de Viagens da América Latina. O nome "Decolar" é a tradução literal da palavra "Despegar" (em espanhol), que é o movimento de uma aeronave alçar voo.
A cada segundo, sete clientes do Booking.com fazem check-in em uma casa, apartamento ou outro tipo de acomodação alternativa. Possui, ao todo, 28 milhões de quartos cadastrados. Tem a sua sede baseada em Amsterdã (Holanda) e pertence ao grupo Priceline. O site está disponível em 43 idiomas. Vale registrar que a pesquisa da Booking teve como base o período de 1º de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023, com o objetivo de analisar os destinos que estivessem entre os 1.000 mais reservados por brasileiros pelo site, durante o período de avaliação. No total, 27.730 pessoas espalhadas por 33 países ao redor do mundo participaram da pesquisa, feita de forma online em julho de 2023.
Nesse final de ano (2023), as duas empresas divulgaram os resultados das pesquisas feitas junto aos seus clientes, para definir suas tendências de viagens. A Decolar divulgou os 10 destinos mais buscados para o Natal (Teresina alcançou a honrosa décima posição), enquanto a Booking divulgou as tendências de viagens para 2024, registrando que Teresina ficou na honrosa sexta posição, dentre os 8 destinos preferidos para o próximo ano.
Nós, que fazemos a Coordenação de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Prefeitura de Teresina, estamos radiantes. Não apenas pelo destaque que Teresina alcançou, mas pelos esforços em manter a participação da cidade nas grandes feiras nacionais de Turismo, muitas com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE), da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Piauí (ABAV-PI), da Federação do Comércio do Piauí (FECOMÉRCIO), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Piauí (ABIH) e da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), além de parcerias com empresários, notadamente os que operam no Turismo Rural, no apoio à realização de Famtours (Viagens de Familiarização) com empresas que operam para o Nordeste.
É nessas ocasiões que os profissionais de Turismo receptivo de Teresina têm a oportunidade de se relacionarem com Operadores de Turismo (que trabalham no atacado, elaborando pacotes) e com Agentes de Viagens (que trabalham no varejo, comercializando os pacotes), e ainda com os meios de comunicação. Os resultados, além das pesquisas da Decolar e da Booking, são estimulantes. Pesquisas periódicas, realizadas pela SEMDEC, mostram a evolução do uso do agente de viagens nos deslocamentos para Teresina. Em 2013, apenas 0,3% dos turistas usaram serviços de agências, para chegar à nossa capital. Em 2019, esse índice chegou a 28,4% e hoje está em 12,7%, ainda se recuperando do baque violento que a Covid-19 provocou no deslocamento de pessoas ao redor do mundo. Para que se tenha uma ideia desse movimento, nos 10 primeiros meses de 2023 o fluxo para Teresina foi de 489.552 turistas, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 376.486 visitantes.
É evidente que essa posição confortável de Teresina nas pesquisas desses 2 grandes sites de busca não está relacionada apenas a ações da prefeitura, como dito. O Piauí possui uma vasta comunidade que mora em outros estados. É natural que as buscas por passagens aéreas possam também estar relacionadas a piauienses que querem vir passar o Natal com parentes e, geralmente, hospedam-se em suas casas. Turistas que chegam para visitar parentes e amigos representam 19,9% do fluxo que se destina a Teresina (2022), sendo que 52,9% chegam para tratar de negócios e 12,7% para participar de eventos. Em relação aos meios de hospedagem usados, as pesquisas da SEMDEC indicaram que 68,1% ficam em hotéis e 25,7% em casas de parentes ou de amigos.
Por todos esses aspectos, percebe-se que Teresina tem se consolidado como um destino de negócios, seguido dos eventos e da saúde. As ações do poder público, pela captação de fluxo, tem surtido efeito e contribuído para que os números voltem a patamares anteriores à Pandemia. Precisamos apenas acreditar que nossa cidade é hospitaleira, que desfruta de uma gastronomia inigualável, que possui boas acomodações, que tem uma vida noturna intensa e que abriga opções de lazer para todas as idades, haja vista o exitoso programa de Turismo Rural, com seus valorosos empreendedores a investir na qualidade de vida para seus clientes.
Parafraseando o filósofo grego Aristóteles, em sua máxima sobre Educação, eu diria: "As raízes do Turismo são amargas, mas o fruto é doce". Chegou o momento da colheita.
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Eneas Barros, escritor piauiense no site: eneasbarros.com.br
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