Em 1994 ano em que esta foto foi feita só se podia dizer que o Porto de Luís Correia-Pi era alguma coisa lendária. Uma ficção. Um inacabado e ermo quebra-mar avançava nas águas do oceano atlântico.
Em 1960 iniciaram-se os estudos para a construção do porto. Em 1970 os obras tiveram início. Com paralisações e mais paralisações. E muito dinheiro público mar a dentro e mar afora.
Mas eis que como num passe de mágica e mais do que isso fruto da visão desenvolvimentista e da vontade e determinação política do atual governador do Piauí, Rafael Fontelles do PT, com investimentos da ordem de R$100.000.000,00 o porto de Luís Correia está se tornando uma realidade. Em 13 de dezembro do ano findo foi inaugurado a primeira etapa do porto.
Serão seis terminais. O primeiro será um terminal pesqueiro a entrar em funcionamento em 2025. Segundo os técnicos só com este terminal o PIB da cidade já terá um sensível aumento.
O terminal verde será de todos a vedete do complexo marítimo de onde embarcará como produto de exportação para o mercado europeu da energia limpa, a amônia verde, a ser produzida na ZPE-Parnaíba que é a zona de processamento e exportação de Parnaiba-Pi.
Agora é esperar pra ver. E que de fato tudo como está planejado aconteça. Para o bem do Piauí. Para o bem de todos.
*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.