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Redação

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24/01/2024 - 12h12

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24/01/2024 - 12h12

Autorizada continuidade das obras da ferrovia Transnordestina

A ferrovia cortará 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Ligando o sertão ao mar.

 

 

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, autorizou na terça-feira (23) o repasse de R$ 811,3 milhões, em recursos de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), para a continuidade das obras da ferrovia Transnordestina, que atenderá os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

Incluída no Novo PAC, a construção dessa ferrovia é considerada a principal obra estruturadora para o desenvolvimento do Nordeste, pois vai ajudar no transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério. A ferrovia cortará 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Ligando o sertão ao mar.

Segundo o Governo Federal, cerca de 70% da fase 1 do projeto já está pronta, mas para concluí-la é necessário fazer a conexão do sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Esta etapa está programada para terminar até 2027 e é fundamental para o início da operação da ferrovia, que terá uma extensão total de 1.206 km. 

Somente depois dessa construção é que será iniciada a segunda etapa que está prevista para ser concluída até 2029 no Piauí.

Com a autorização de novas obras, será construído trecho da ferrovia entre os municípios de Acopiara e Quixeramobim, no Ceará. Ao todo, serão 101 km de aumento na malha ferroviária, impulsionando a conectividade em direção ao Porto do Pecém. No estado do Ceará, a Transnordestina planeja operar três terminais de carga, abrangendo também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores da região. A localização de um terminal voltado para grãos já está definida entre Iguatu e Quixadá, enquanto os outros dois, destinados a combustíveis e fertilizantes, serão determinados posteriormente.

O trecho pernambucano da ferrovia, de Salgueiro ao Complexo de Suape, foi excluído da atual concessão, mas será construído pelo Governo Federal. Está orçado em R$ 4 bilhões e também faz parte do Novo PAC. Neste ano de 2024, há previsão da aplicação de R$ 450 milhões para iniciar a obra.

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