O tempora, o mores. O Jornal Folha de São Paulo publicava na edição do domingo 8 de março de 2009 uma declaração do seu então proprietário e diretor de redação Otávio Frias Filho (1957-2018) reconhecendo que o jornal fez besteira quando chamou a última ditadura brasileira de "ditabranda". E o fez isso em um de seus editoriais. Já a declaração o fez em forma de box na página do ombusdsman. Transcorridos no presente ano os 15 anos de reconhecimento pelo jornal em questão da besteira e da falta de respeito à memória daqueles que sacrificaram suas vidas em defesa da liberdade e dos resgate dos princípios democráticos tomados de assalto pelo regime que se implantava, o mesmo jornal quando hoje (31/03/2024) transcorrem os 60 anos do golpe, que lá atrás deu apoio agora em um editorial reconhece os valores de uma democracia.
Faz agora uma ampla defesa e condena os recentes episódios protagonizados por malfeitores da democracia. Lamenta, também, que o atual presidente Lula da Silva se veja constrangido a evitar atos de governo a respeito do aniversário de 60 anos do golpe. Lamentável. A tônica deve "Lembrar para não esquecer e evitar que aconteça outra vez". Ditadura nunca mais.
*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.