Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/05/2024 - 11h22

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/05/2024 - 11h22

X Congresso do Sintsprevs/PI debate política salarial dos servidores

 

José Inácio Schuck, diretor do Sintsprevs/PI

 José Inácio Schuck, diretor do Sintsprevs/PI

O X Congresso Estadual do Sintsprevs-Pi a ser realizado no dia 10 de maio, vai acontecer numa conjuntura em que vem ocorrendo a mesa nacional de negociação de uma nova política salarial para servidores federais do executivo, além de mesas específicas, onde vem sendo negociado com o governo a melhoria das tabelas salariais com a reestrutura de carreiras.

Inácio Schuck, diretor do Sintsprevs e conselheiro de saúde, afirma que "os servidores estão vindo de dois governos, Temer e Bolsonaro, que sequer existia negociação e respeito pelos servidores públicos. Já no governo Lula teve uma mudança radical, onde conseguimos uma mesa de negociação permanente e, com isso, perspectiva de se construir uma política salarial de valorização dos servidores e dos serviços públicos".

Schuck ressalta que "o pior era que além da inexistência da negociação com Temer e Bolsonaro, eles já tinham engatilhada no Congresso uma reforma administrativa, a PEC - 32, que previa terceirização, fim da estabilidade, fim dos concursos e precarização dos serviços, com prejuízos incalculáveis para o povo que precisa do amparo do Estado".

Com a instalação da mesa de negociação, os servidores conseguiram no ano passado um reajuste de 9%. E neste ano já está assegurado o reajuste do ticket, auxílio creche e a contrapartida do plano de saúde a partir deste mês de maio.

"Está em andamento das mesas especificas, aqui vem sendo tratadas as tabelas salariais, basta ver o exemplo do Ministério da Saúde, onde os servidores tem a pior remuneração do executivo federal e, nós estamos cobrando a reparação dessa injustiça; além de defasagens nas tabelas dos servidores o INSS e da Seguridade Social - Funasa e Anvisa".

A presença do advogado e assessor jurídico da Fenasps, Luis Fernando Silva, como palestrante do Congresso do Sintsprevs-PI, "será de fundamental importância, pois ele vai tratar das negociações com o governo e do contrato coletivo de trabalho. Os delegados(as) e observadores terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas".

"O Congresso também será uma excelente oportunidade para que a categoria possa contribuir na elaboração do plano de lutas e de um calendário para pressionar e conquistar melhorias nas negociações com o governo".

Delegados e Convidados

O processo de escolha de delegados(as) do X Congresso Estadual do Sintsprevs-PI já foi concluído na capital e no interior. Deverão participar servidores da Funasa, Anvisa, INSS e Ministério da Saúde.

Estão confirmadas a participação de dirigentes sindicais de entidades parceiras, como do Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Servidores Federais, Sindicato dos Urbanitários, Sindicato dos Trabalhadores nas Telecomunicações e o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde e outros.

O CONSINTSPREVS/PI será no dia 10 de maio, no horário de 08 às 16h, no auditório do INSS (10º andar), situado à rua Areolino de Abreu, 1015, no centro de Teresina-PI.

Comentários