Três municípios piauienses estão com prefeitos indefinidos. Após cassação dos registros de candidaturas dos candidatos eleitos em Batalha, Simões e Isaías Coelho as prefeituras ficaram sob o comando do presidente da Câmara Municipal.
A prefeita eleita de Batalha Teresinha de Jesus Lages (PSB) não assumiu o mandato porque não se afastou do cargo de assessora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) durante a campanha, tornando-se inelegível. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) já decidiu que vai realizar uma nova eleição no município, a data, no entanto, ainda não foi marcada.
Em Simões o prefeito eleito, Edilberto Abdias de Carvalho (PSB), foi impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de assumir, pois ele já havia sido reeleito em 2008, já que no quadriênio 2005-2009, quando fora eleito como vice-prefeito assumiu o comando da administração municipal após licença do então prefeito Joaquim José de Carvalho. Nas eleições 2008 Edilberto Carvalho foi reeleito e permaneceu no mandato até dezembro de 2012.
O prefeito eleito de Isaías Coelho, Everardo Araújo Moura de Carvalho (PTB), não assumiu o mandato eletivo porque teve sua candidatura cassada pelo TSE por está enquadrado na lei da Ficha Limpa. Everardo entrou na lista negra do TSE após ter mandato de prefeito cassado em 2008. Nas eleições do ano passado o TRE deferiu sua candidatura, mas o Ministério Público recorreu e conseguiu tirá-lo da disputa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.