Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Notícias /

Política

21/01/2013 - 19h55

Compartilhe

21/01/2013 - 19h55

Teresa Brito fala sobre atuação e projetos para 2013

A vereadora do PV falou sobre a situação do rio Poti e de outras ações que ela pretende desenvolver neste ano.

 * Especial para o Liberdade News

 

Em 1º de janeiro de 2013, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina, localizada na avenida Marechal Castelo Branco, na zona norte da capital, foi composta com a maior pluralidade de partidos e o maior número de mulheres. Este ano seis mulheres compõem a bancada da Casa, que é presidida pelo vereador Rodrigo Martins.

As parlamentares que compõem a Câmara de Teresina são Graça Amorim (PTB), a mais votada no pleito na capital com 9.372 votos. Cida (PHS), Teresinha Medeiros (PPS) e Celene (PT do B) também foram eleitas. Continuaram a fazer parte da bancada as veteranas Rosário Bezerra (PT) e a vereadora Teresa Brito (PV).

No momento os parlamentares estão de recesso e retornarão suas atividades no dia 05 de fevereiro. Está em funcionamento apenas a parte administrativa. A vereadora Teresa Brito informou que as comissões ainda não foram definidas.

A Câmara Municipal de Teresina possui em cerca de 150 funcionários. Conta também com uma Comissão dos Direitos da Mulher que garante acompanhantes às grávidas da rede pública, o que era assegurado apenas na rede particular. Na capital já existem leis de proteção ao meio ambiente, como o asfalto ecológico, que recicla pneus que durariam 600 anos ou mais para se decompor e a proibição da entrada de circo com animais.

Entre os projetos de lei que a vereadora Teresa Brito pretende apresentar em 2013 está a reabertura do HGV (Hospital Getúlio Vargas) para o atendimento de urgência e emergência. O local encontra-se fechado para este tipo de atendimento desde a inauguração do HUT (Hospital de Urgências de Teresina Prof. Zenon Rocha) em 2008. O objetivo dessa reabertura é atender as demandas da capital e do estado. “A rede hospitalar precisa de muita atenção, precisa ser ampliada. Quando foi inaugurado o HUT, um estudo técnico mostrou que Teresina precisa de dois hospitais de emergência”, afirma a parlamentar.

Segundo a vereadora, os projetos visam atender os problemas mais urgentes da capital. O Rio Poti também estará em pauta nas reuniões da bancada da Câmara. Conforme a parlamentar, o rio agoniza, está assoreado e precisa de atenção imediata.

Quanto às questões sociais, a juventude é tema de preocupação da vereadora. De acordo com ela, serão criadas políticas públicas de apoio aos jovens para proporcionar qualificação profissional e reduzir as taxas de desemprego. “Espero que a bancada feminina tenha a mesma sensibilidade que eu, trabalhar em defesa dos interesses dos teresinenses. É preciso fazer da política uma missão de poder servir com ética e responsabilidade”, conclui a parlamentar.

 

*Essa reportagem foi realizada para a disciplina de Prática de Jornal no curso de Jornalismo na UFPI. Ela foi desenvolvido pelas alunas Alinny Maria, Francisca Pinto e Karuline Fernandes.

* Especial para o Liberdade News

Comentários