A dissertação de mestrado da Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Moura Borges Campos resultou no livro “Das Penas Privativas de Liberdade às Penas Alternativas”, publicado em 2010 pela Editora Almedina, figurou na relação dos livros mais vendidos em Portugal no mês de junho de 2011.
O título de mestre foi obtido nesse país, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando José Silva, e foi reconhecido em dezembro de 2012 pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, a Procuradora de Justiça está em vias de conclusão do curso de Doutorado, aguardando o agendamento de data para defesa da tese, cujo tema envolve família, infância e juventude.
Em seu livro, Teresinha Borges analisa a evolução das penas privativas de liberdade no Brasil e em Portugal e discute a importância das penas alternativas na ressocialização do apenado. Estas surgiram como “alternativas” na busca da ressocialização do infrator, considerando que a pena de prisão não tem demonstrado eficácia esperada. Aborda ainda a história, classificação e fins de pena, os principais sistemas penitenciários, os objetivos da execução penal e as formas de prisão, desde os primórdios aos dias atuais.
Com atuação por mais de 10 anos na área de família, Teresinha de Jesus Moura Borges Campos coordenou o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude entre março de 2004 e outubro de 2010, quando foi promovida à Procuradora de Justiça. É a atual titular da 7ª Procuradoria de Justiça, com atuação na área criminal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.