O deputado Fernando Monteiro (PTB) defendeu na segunda-feira (15) a construção de uma adutora de cerca de 40 quilômetros para permitir o abastecimento de água à população de Avelino Lopes, no Sul do Estado. A adutora deverá ser feita a partir da barragem Algodões II, em Curimatá. “É uma obra cara, mas que precisa ser feita porque a barragem existente em Avelino Lopes literalmente secou”, disse.
Fernando Monteiro disse que esteve com o governador Wilson Martins e este já designou o engenheiro Norbelino Lira para fazer o projeto e o orçamento da obra. “Se os recursos do Estado não forem suficientes, que se busquem recursos em Brasília ou em outras fontes, pois a situação está insustentável”, frisou.
Exibindo fotos da barragem, o parlamentar disse que a água existente representa apenas 28% da sua capacidade e mesmo assim está inservível pois muitas carcaças de animais estão no local. “Temos aqui na casa um deputado que é médico e sabe muito bem que o bem mais precioso é a vida e água é vida. Uma comunidade sem água potável não tem saúde, vira uma geração nanica”, afirmou.
Em aparte, o deputado Gustavo Neiva (PSB) disse que conhece de perto a situação e colocou-se ao lado de Fernando Monteiro para que a adutora seja concretizada. “Estive sábado passado na região, onde também sou votado, e vi ao desespero das pessoas. O problema vem da seca do ano passado e persiste este ano. Este mês de fevereiro não choveu”, disse. Ele também mencionou que o governo, através da Codevasf e da Defesa Civil também está construindo poços na região, especialmente na zona rural.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.