A estimativa de crescimento da safra de grãos do Piauí na atual safra caiu de 11,2% em janeiro para 2,3% em março, em consequência da seca, que já atinge a região dos Cerrados, a de maior produção agrícola do Estado. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A produção total de grãos deverá ficar em torno de 2,338 milhões de toneladas, contra 2,286 milhões da safra passada. A área plantada no Piauí cresceu 12,1%, passando de 1,174 milhão para 1,315 milhão de toneladas.
A falta de chuvas, que já dura 32 dias em algumas áreas da região de Bom Jesus, ameaça comprometer de forma expressiva a produtividade nos Cerrados. A soja, principal produto de exportação do Piauí, pelo novo levantamento, deverá apresentar um crescimento de apenas 1,2%.
Pelo novo levantamento, a produtividade da soja ficará em torno de 2.340 quilos por hectare, 17,6% menos do que os 2.860 quilos estimados inicialmente. Este ano, o Piauí ampliou sua área cultivada com soja de 444,5 mil para 546,4 mil hectares, um crescimento de 22,9%.
A cultura do algodão deverá apresentar uma queda de 15%, não apenas pela falta de chuvas nos Cerrados, mas porque o comportamento do mercado fez com que muitos produtores preferissem plantar soja. A área de algodão encolheu 43% em relação à safra do ano passado, passando de 21,3 mil para 12 mil hectares.
A Conab acompanha o comportamento da produção agrícola do Piauí com levantamentos mensais. O próximo será divulgado no início de abril.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.