Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

07/03/2013 - 21h32

Compartilhe

07/03/2013 - 21h32

Programa vai alfabetizar 9 mil jovens e adultos

O projeto será executado através de parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI)

 Redação

Governador Wilson Martins lançou projeto nesta quinta-feira (Foto:Paulo Barros)

 Governador Wilson Martins lançou projeto nesta quinta-feira (Foto:Paulo Barros)

Com o desafio de alfabetizar 9 mil jovens e adultos nos 30 municípios piauienses com maior índice de analfabetismo, o governador Wilson Martins lançou, nesta quinta-feira (7), o projeto “Alfabetização, inclusão social escolar”. Desenvolvido dentro do “Programa Mais Viver”, voltado para o combate à miséria no Estado, o projeto será executado através de parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O projeto é voltado para jovens acima de 15 anos de idade, com preferência para mulheres beneficiárias do Bolsa Família. Os municípios envolvidos apresentam altos índices de analfabetismo, como Alagoinha, a cidade com maior percentual de habitantes que não sabem ler nem escrever: 44,4%. Além da alfabetização, serão ofertados também cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de Inclusão Produtiva na modalidade de qualificação profissional.

“Infelizmente, esse é um mal que está em municípios de todo o Piauí, não apenas no Semiárido. São índices preocupantes, mas que exigem a nossa pronta resposta e é isso que estamos fazendo através desse projeto-piloto. Com uma metodologia diferenciada e parceria com a Universidade Federal do Piauí não temos dúvidas que vamos superar essa pecha horrorosa que são os altos índices de analfabetismo”, afirmou o governador Wilson Martins.

O secretário estadual da Educação, Átila Lira, afirmou que o maior desafio do programa é manter os alunos frequentando as aulas. “Com esse projeto vamos criar condições objetivas para que os alunos mantenham o interesse pela sala de aula”, asseverou.

Em nove dos prefeitos adesistas, Edgar Geraldo Bona Miranda, gestor de Novo Santo Antônio, ressaltou ser filho de professores e falou da confiança depositada no projeto. "Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa; muitos municípios, como o que administro, precisam desse apoio para mudar a realidade dos jovens e adultos. Por isso estamos abraçando esse projeto", declarou.

Municípios que serão beneficiados com o programa:

01 - Alagoinha
02 - Caraúbas do Piauí
03 - Caxingó
04 - Paquetá
05 - Vera Mendes
06 - Massapê do Piauí
07 - Padre Marcos
08 - Floresta do Piauí
09 - Murici dos Portelas
10 - Patos do Piauí
11 - Assunção do Piauí
12 - São Francisco de Assis do Piauí
13 - Passagem Franca do Piauí
14 - São Julião
15 - Jaicós
16 - Betânia do Piauí
17 - Joca Marques
18 - São João da Serra
19 - Campo Largo do Piauí
20 - Brejo do Piauí
21 - Boa Hora
22 - São José do Piauí
23 - Miguel Alves
24 - São Miguel da Baixa Grande
25 - Itainópolis
26 - Novo Santo Antonio
27 - Milton Brandão
28 - São João da Fronteira
29 - Belém do Piauí
30 - Brasileira

Redação

Comentários