Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

16/03/2013 - 12h57

Compartilhe

16/03/2013 - 12h57

Psicóloga afirma que prova não mede o conhecimento do aluno

Especialista em educação criticou maneira de avaliação usada nas instituições de ensino brasileiras

 Band

 

O ano letivo mal começou e as escolas já começaram a tão temida temporada de provas, que ocupa boa parte do tempo dos alunos.

Apesar de ser apreciada por pais e professores como modo de avaliar o conhecimento, a psicóloga Rosely Sayão, colunista da BandNews Fm, destaca que a prova serve para muito pouca coisa.

“A prova não ajuda o aluno a se situar em relação ao seu aprendizado, para poder se reencaminhar em função do que ele precisa aprender mais. Então eu acho uma perda de tempo”, criticou a especialista em educação.

“É uma grande bobagem que a escola faz, que os pais aceitam e gostam, porque eles gostam muito de ver o resultado objetivo do aprendizado do filho”, frisou Rosely.

Segundo ela, o tipo de prova usada na maior parte do Brasil não mede o aprendizado efetivo, mas “aquilo que o aluno aprende a respeito do que a escola espera que ele responda”.

 

 

 

Band

Comentários