Durante o período da quaresma é comum que o consumo de peixes e, consequentemente, o preço aumentem consideravelmente, já que no decorrer de 40 dias, a maioria dos católicos se abstém de carne vermelha. Na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), já é possível notar, mesmo que discreto, um acréscimo de valor na hora da compra do pescado.
As pescarias de todo o Estado já trabalham com um preço diferenciado. Os peixes já custam alguns reais a mais, quando comparados há uma semana antes da quarta-feira de cinzas. De acordo com Francisco Costa, funcionário da peixaria da central piauiense, o preço tende a aumentar à medida com que se aproxima da Páscoa. “Na última semana de março, o valor deve subir, pois a procura pelo peixe também aumenta”, afirma.
O funcionário também alerta que o preço do pescado dos supermercados sempre será mais caro em comparação à Ceapi. “O valor do peixe aqui, no nosso mercado, tende sempre a ser mais em conta do que nos outros lugares de vendas de Teresina. Além da alta procura, o transporte, o combustível e a distribuição vão estar embutidos no novo preço”, ressalta.
Francisco lembra ainda que os peixes mais consumidos durante a quaresma, e também ao longo de todo o ano, são eles: tambaqui, tilápia, sardinha, pescada amarela, bacalhau, camarão e salmão. Segundo ele, “a sardinha é, de longe, a que mais sai e a variação de preço é sempre, de um ano para outro, muito pequena”, confirma o funcionário.
Apesar do aumento no preço, manter uma dieta alimentar com o consumo de peixes ao menos duas vezes por semana vale a pena. Segundo o clínico geral que atende, gratuitamente, no ambulatório médico da Ceapi, José Cícero Ribeiro, a inclusão de peixe na alimentação proporciona inúmeros benefícios à saúde, pois sendo fonte de aminoácido, auxiliam na formação de proteínas e colaboram com o crescimento. “Os peixes também são fonte de ferro, vitamina B12, cálcio e Ômega 3. Com isso, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas e inflamação dos olhos”, garante.
O médico alerta que durante a compra do pescado, deve-se notar a consistência da carne e a aparência das escamas. “Se a carne estiver muito mole significa que o peixe não é tão fresco assim. Já as escamas devem estar presas junto à pele, sem contar que elas devem apresentar aspecto brilhante, assim como os olhos. Quando está em bom estado, normalmente, o rabo do peixe fica úmido, do contrário, não leve para casa”, afirma.
A Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) fica na Avenida Henry Wall de Carvalho, número 5000, no bairro Tabuleta. O mercado funciona de segunda a sábado, das 3h às 12h.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.