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17/03/2013 - 22h01

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17/03/2013 - 22h01

DNA da Rota das Emoções é mapeado

Números comprovam uma série de avanços que vão definir as ações que serão desenvolvidas até junho de 2015.

 Agência Sebrae

Número de operadores nacionais e internacionais que vendem a Rota aumentou bastante em 2012

 Número de operadores nacionais e internacionais que vendem a Rota aumentou bastante em 2012

Aumento na taxa de legalização de empresas e geração de emprego e renda são alguns dos benefícios alcançados pela Rota das Emoções em seu território, composto de 14 municípios nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A informação integra os resultados do Projeto Rota das Emoções e seus Novos Desafios, iniciado em junho de 2012. A novidade é que agora essas informações estão concentradas em dados sistematizados que traçam uma espécie de DNA da Rota. Os números comprovam uma série de avanços que vão definir as ações que serão desenvolvidas de agora até junho de 2015.

O primeiro destaque foi o aumento de 25% na oferta de produtos diferenciados dentro da Rota, somente nos quatro primeiros meses de atuação do projeto. E isso quando a meta é de ampliar em 30% essa oferta até junho de 2015. Eram 325 produtos ofertados no site no início do projeto, e a Rota fechou o ano com 425 opções para os turistas.

Com o número de operadores que vendem o destino Rota das Emoções, as boas novas continuam. Houve aumento de 73% só em 2012, quando a meta é de ampliar em 20% ao ano o número desses operadores até 2015. Ano passado, 11 novas empresas passaram a comercializar a Rota.

“Esses resultados nos enchem de orgulho e nos dão grande estímulo para continuarmos. A Rota das Emoções é um destino consolidado no mercado e nosso desafio agora é avançar no crescimento de forma equilibrada e sustentável”, afirma Evelyne Tabosa dos Santos, do Sebrae no Ceará.

No final de 2012, foram registrados 645 Termos de Adesão ao Projeto, dos quais 359 são novos empreendimentos. Isso equivale a 79% de ampliação no número de novos estabelecimentos nos três Estados que integram o roteiro integrado. Este é mais um índice que foi além da meta estabelecida para 2012, que era de ampliar em 40%, ou seja, trazer 182 novos empreendimentos, totalizando 636 aos 454 existentes.

Também foi batida a meta de elevar a formalização das micro e pequenas empresas: dos 25% ao ano previstos, estão legalizados 227 dos 359 novos empreendimentos registrados até o final de 2012. O número equivale a 50%, ou seja, o dobro do esperado.

DNA DA ROTA

O esforço empreendido pelo SEBRAE nos três Estados, juntamente com o Sebrae Nacional, desde a estruturação da Rota das Emoções, ganhou força nos últimos quatro meses de implementação do Projeto Rotas das Emoções e Seus Novos Desafios (2012-2015), com o levantamento de dados que são a chave para as grandes ações do projeto ao longo dos próximos três anos.

Dos empreendimentos envolvidos no roteiro integrado, 75% são legalizados e, dentre os legalizados, 72% são microempresas. Outros 15% correspondem a Empreendedores Individuais. Foram gerados 5.095 empregos dentro do território da Rota, diretamente pela atividade turística. Destes, 34% são de carteira assinada, 28% apenas na alta temporada, 14% como diaristas e 12% como serviços prestados. E 16% dos empregos gerados estão associados a empreendimentos informais da Rota das Emoções, sendo 45% empregos na alta temporada (387) e 24% como diaristas.

“Outro destaque nas ações foi a reestruturação de algumas metodologias para atender as demandas da Rota e oferecer uma maior agilidade e eficácia em seus resultados”, informa Danielle Camelo de Abreu, do Sebrae no Maranhão.

ACESSO AO MERCADO

Como estratégias para ampliação de mercados, foram realizadas em 2012 as visitas personalizadas a operadores no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

“Esta aproximação com operadores potenciais são de grande importância para o avanço da Rota. Os resultados dessas parcerias efetivas já começaram a ser colhidos”, diz Gilson de Vasconcelos, do Sebrae no Piauí.

Um desses resultados foi a retomada dos trabalhos de integração com o Instituto Chico Mendes, responsável pelas três Unidades de Conservação. Um plano de trabalho conjunto foi elaborado e as primeiras ações estão sendo realizadas.

Para a equipe da Rota não basta qualificar produtos e serviços. Tão importante quanto isso é estar em sintonia com o desenvolvimento sustentável, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

 

Agência Sebrae

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