O investimento do Governo do Estado em projetos para a agricultura familiar está melhorando a vida de milhares de piauienses. Um dos maiores destaques é o incentivo a cajucultura. O governador Wilson Martins garantiu recentemente que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vai distribuir um milhão de mudas de cajueiro anão precoce para centenas de produtores.
As principais características da variedade anã precoce é que ela possui um porte baixo e inicia a floração um mês antes do cajueiro comum. Esta floração dura de 7 a 9 meses e o fruto (castanha) varia de 3 a 13 gramas e o pedúnculo varia de 40 a 198 gramas. No Piauí, o período de frutificação é de junho até dezembro. No cajueiro comum a média é de 200 kg/hectare/ano; já no cajueiro anão precoce a média é de 1.200 Kg/hectare/ano em regime de sequeiro.
O Governo ainda adquiriu 10 patrulhas agrícolas mecanizadas através do Programa de Fortalecimento da Cajucultura do Piauí. O investimento de R$ 1,3 milhão foi firmado de um convênio firmado entre o Banco Mundial e a SDR, bem como do financiamento do Governo Federal, através do Programa Mais Viver.
Cada trator contém um GPS rastreador, grade aradora, carreta agrícola com dois eixos e pulverizador. “Beneficiamos com as patrulhas mecanizadas os municípios que tem a maior área de plantio de caju. Já começamos também a distribuir uma parte de um milhão de mudas de caju anão precoce que adquirimos, vamos dar garantia aos produtores de caju uma safra melhor mesmo com os problemas climáticos que estamos passando nos últimos anos”, disse o governador Wilson Martins.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.