Estiveram reunidos, nesta sexta-feira (5), representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e de instituições parceiras, como a Áridas, Agropec, Emater e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), para discutir a integração de projetos do extrativismo do Buriti.
A reunião, ocorrida no auditório da SDR, teve como pauta as ações executadas pela SDR e pela Áridas, referentes ao arranjo produtivo local do Buriti. De acordo com Álvaro Ramos, diretor da Agricultura Familiar da SDR, o principal objetivo da reunião consistiu em promover discussões em torno de uma compatibilização dos projetos da SDR e Áridas na área do extrativismo do buriti.
“Nosso projeto de extração do buriti tem como base um total de quatro metas: capacitação, aquisição de equipamentos, acompanhamento técnico e plano de manejo. Quanto à capacitação, esta, tem como foco a participação de técnicos e extrativistas treinados pela SDR em Feiras Agropecuárias realizadas em todo o Brasil, bem como a realização de intercâmbio com extrativistas do Estado do Pará”, afirmou Álvaro Ramos.
“A partir das semelhanças existentes entre os programas de extrativismo executados pelas duas instituições (SDR e Áridas), faz-se necessária uma compatibilização, ou seja, uma integração entre estes, a qual contribuirá para a consolidação do extrativismo do buriti como importante fonte de renda aos produtores locais”, conclui o diretor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.