Representantes dos oito estados que perderam vagas na bancada do Congresso Nacional devem entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal até amanhã. A intenção é anular a decisão Tribunal Superior Eleitoral e fazer com que a redução não seja aplicada nas eleições de 2014.
Ao Estado de São Paulo, Wellington Dias confirmou o desejo de ingressar com ação, mas não soube informar se será uma ação conjunta ou separadas. O senador do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes (PRB) deve apresentar uma proposta argumentando que as alterações no número de parlamentares só pode ocorrer através de um projeto de lei complementar.
Wellington Dias acrescenta que além da dúvida sobre o fato de apenas o Congresso tratar da matéria, há também questionamentos sobre o critério adotado para redistribuir as cadeiras. Os estados que perderam vagas com a nova alteração foram Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul (1 vaga), Paraíba e Piauí perderam duas cadeiras.
Com informações do Estadão
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.