O Brasil fechou o segundo dia do Pan-Americano de judô com novo show. Mais uma vez, a delegação verde-amarela conquistou quatro medalhas de ouro neste sábado, só que agora foram Felipe Kitadai, Sarah Menezes, Rafaela Silva e Luiz Revite que comandaram a festa em San Jose, na Costa Rica. A seleção mostrou sua força no continente e somou ainda quatro bronzes, subindo ao pódio em todas as categorias olímpicas disputadas no dia.
Na sexta-feira, o Brasil já havia garantido mais quatro ouros, duas pratas e dois bronzes. Assim, das 14 categorias olímpicas, o país venceu oito e conquistou medalhas em 13, a exceção foi o peso médio (-70kg) feminino. Neste domingo, serão realizadas as disputas por equipe para encerrar a competição.
Para chegar ao ouro no peso ligeiro (-48kg), a campeã olímpica Sarah Menezes passou fácil pela chilena Antonieta Galleguillos e pela cubana Maria Laborde. A argentina Paula Pareto, porém, foi páreo duro. Medalhista de bronze nos Jogos de Pequim e quinta nos de Londres, a argentina levou a semifinal para o golden score, mas foi punida. Na decisão, Sarah bateu a cubana Dayares Mestre por um wazari e um yuko. A adversária, aliás, havia superado outra brasileira na semifinal, a estreante Gabriela Chibana, que acabou derrotada também na disputa de bronze.
O outro ouro entre as mulheres foi conquistado por Rafaela Silva, na categoria leve (-57kg). A carioca passou pela norte-americana Hana Carmichael, pela Venezuelana Anriqueles Barrios, pela canadense Joliane Melancon e, na final, pela norte-americana Marti Malloy. Nessa categoria, outra brasileira também subiu ao pódio. Medalhista de bronze nos Jogos de Pequim, Ketleyn Quadros venceu duas lutas por ippon com menos de um minuto até cruzar com Malloy. Derrotada nas quartas de final, ela foi à repescagem e conquistou o bronze.
A outra representante brasileira neste sábado, Érika Miranda, ficou com a medalha de bronze entre as meio-leves (-52kg). Ela foi derrotada por wazari na semifinal pela cubana vice-campeã olímpica Yanet Bermoy, mas venceu a norte-americana angélica Delgado na disputa pelo bronze.
Entre os homens, o medalhista de bronze nos Jogos de Londres, Felipe Kitadai, foi absoluto na competição e levou o ouro entre os ligeiros (-60kg). Ele bateu o salvadorenho Fredy Lopes, o dominicano Abel Montero, o equatoriano Jose Romero e, na final, o mexicano Nabo Castillo.
Luiz Revite, por outro lado, teve mais trabalho para ser campeão entre os meio-leves (-66kg). Depois de superar o norte-americano Bradford Bolen e o dominicano Wander Mateo, o brasileiro estava perdendo por um wazari diante do canadense Sasha Mehmedovic, mas conseguiu a virada. Na final, ele imobilizou outro canadense,Patrick Gagne. Na mesma categoria, Charles Chibana faturou o bronze, ele perdeu para o peruano Alonso Wong em sua segunda luta, mas se recuperou na repescagem e também bateu Mehmedovic.
A última medalha do dia foi conquistada por Bruno Mendonça, entre os leves (-73kg). Ele havia vencido o argentino Matias Etchechurry por desclassificação, o costarriquenho Osman Murillo por imobilização e o chileno Tomas Bringas por ippon, mas foi superado pelo norte-americano Nicholas Delpopolo na semifinal. Ele se recuperou com um ippon no canadense Alexis Martel na disputa pelo bronze.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.