Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

26/04/2013 - 02h26

Compartilhe

26/04/2013 - 02h26

Wilson lançará programa de intercâmbio para países de língua inglesa e espanhola

Será oferecido curso intensivo para 1.500 alunos e depois serão selecionados 150 para serem enviados ao exterior em janeiro de 2014.

 Redação

 

Até bem pouco tempo, a chance de participar de um intercâmbio estudantil era reservada somente a alunos que pudessem ter suas despesas custeadas pelas famílias. No entanto, o governador Wilson Martins lançará na próxima semana o Programa de Intercâmbio em Línguas Inglesa e Espanhola, voltado para estudantes do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais.

Segundo Átila Lira, secretário estadual da Educação, o programa visa selecionar alunos do Ensino Médio das escolas públicas para complementação da formação nos idiomas inglês e espanhol. Num primeiro momento, o Governo do Estado irá oferecer curso intensivo nos dois idiomas para um total de 1.500 alunos. O curso deve ser oferecido a partir do próximo semestre para que no início de 2014 sejam enviados os primeiros estudantes para países de língua espanhola ou inglesa.

"Dentre os 1.500 alunos que fizerem o curso intensivo vamos selecionar 150 para serem enviados ao exterior em janeiro de 2014. Estes vão ser escolhidos levando em conta os níveis de aproveitamento e aprendizado no curso, bem como os índices alcançados no ensino regular", explica Átila Lira. Os países escolhidos para o envio dos estudantes são: Estados Unidos, Canadá e Austrália para língua inglesa e Espanha, Argentina e Chile para língua espanhola.

As vagas para o intercâmbio serão divididas por região, dando a possibilidade de todos os municípios concorrerem ao programa. Além de pagar uma bolsa mensal para os alunos, o Governo do Estado custeará todas as despesas com passagens e demais custos referentes à viagem. Quanto à moradia, os selecionados serão recebidos por famílias nativas, contribuindo para o aumento da fluência nos idiomas estudados.

“Tenho convicção que o intercâmbio é um elemento transformador, porque abre os horizontes para nossos estudantes. Quando eu era mais jovem sempre quis ter uma experiência como esta. Consegui que meus filhos fizessem. E agora, como governador, quero dar essa oportunidade aos estudantes de nossas escolas públicas que nunca poderiam realizar esse sonho sem a participação do Governo”, argumenta Wilson Martins.

O acordo de cooperação para a realização do intercâmbio em países de língua espanhola foi assinado durante o primeiro compromisso de Wilson Martins em sua viagem à Europa, quando esteve com representantes do Ministério de Educação da Espanha. Wilson foi recebido por Dom Alfonso González Hermoso de Mendoza, diretor-geral de Avaliação e Cooperação Territorial, e Maria Ángeles Muñoz Fernández de Bastida, diretora de Promoção Exterior Educativa, em Madri.

Redação

Comentários