Um levantamento do Sindicato dos Bancários do Piauí, divulgado nesta quarta-feira (1) aponta que sete agências já foram assaltadas em 2013 em todo o Estado, uma média de aproximadamente um assalto a cada 17 dias. O último assalto foi registrado nesta terça-feira (30) ao Banco do Brasil da cidade de Miguel Alves que provocou o assassinato do gerente Ademyston Rodrigues Alves e três assaltantes.
“Temos que conviver com a violência. Nos solidarizamos com a família de todos os trabalhadores que são vítimas de violência que aumentou muito de 2011 para cá”, afirmou a diretora financeira do sindicato, Francisca de Assis.
Após morte de gerente do BB em assalto, prefeita de Miguel Alves decreta luto de três dias Troca de tiros durante assalto a banco deixa gerente e três assaltantes mortos |
De acordo com o diretor João Neto, “o Banco do Brasil, assim como os demais bancos, insiste em não cumprir a Lei Estadual 6168/2012 que, dentre outros itens, exige a instalação de blindagem na fachada térrea e câmeras com alto poder de definição lincadas com a Polícia Militar do Piauí”, ressalta.
Ainda de conrdo com João Neto, o Sindicato dos Bancários do Piauí tem verificado que a Superintendência do BB no Piauí só se preocupa em pressionar os gerentes e corpo funcional para o cumprimento de metas, “esquecendo-se que para cumpri-las, é preciso ter um local de trabalho sem conflitos e uma maior segurança”, pondera.
“Foi preciso mais um bancário perder a vida para servir de alerta quanto a falta de segurança nas agências bancárias da capital e interior do estado”, afirmou José Ulisses de Oliveira, presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí.
Para José Ulisses, o poder público e privado deve oferecer segurança não somente para os bancários, mas também para a população que é vítima dos assaltos. “No Piauí só temos o efetivo de 6.500 policiais militares. Desse total, 60% está em Teresina para fazer o policiamento nos presídios. Somente este ano já ocorreram no estado cinco assaltos e três arrombamentos a agências bancárias”, afirmou.
Lista de agências assaltadas em 2013
15 de janeiro - Bandidos explodem Bradesco de Beneditinos, mas são impedidos pela polícia.
15 de fevereiro - Quadrilha assalta Banco do Brasil, Bradesco e Correios de Bom Jesus.
6 de março - Banco do Brasil de Gilbués tem caixas eletrônicos arrombados.
27 de março - Agência do Bradesco de Monsenhor Hipólito é arrombada.
1º de abril - Assaltantes com fardas do exército levam dinheiro do Banco do Brasil de Francisco Santos.
1º de abril - Oito homens encapuzados destroem e roubam Banco do Brasil de Simões.
30 de abril – Bando assalta Banco do Brasil de Miguel Alves. Três bandidos e o gerente da agência morrem a tiros.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.