Caso o Flamengo-PI consiga reverter a derrota para o Santos na Copa do Brasil por meio de uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ou garanta nova vaga para a competição em 2014, o rubro-negro piauiense não poderá mandar seu jogos em casa. O motivo é que o clube foi punido com a perda de dois mandos de campo por conta de incidentes registrados no jogo contra o Santos no dia 10 de abril.
O julgamento aconteceu na noite de terça-feira (30) e foi pelos auditores da Segunda Comissão Disciplinar do STJD, que decidiram, por unanimidade, multar o rubro-negro em R$ 2,2 mil e aplicar a perda de dois mandos de campo. Também por unanimidade, o zagueiro Laércio, expulso na partida contra primeira contra o Peixe, foi advertido.
As infrações começaram no segundo tempo da partida entre Flamengo-PI e Santos, ocorrida no estádio Albertão, em Teresina. De acordo com a súmula do árbitro Pablo Ramon Pinheiro, o time da casa demorou quatro minutos para retornar a campo, atrasando o reinício do jogo. Já aos 30 minutos, o fato mais grave. Uma pedra de aproximadamente quatro centímetros teria sido lançada para dentro de campo pela torcida rubro-negra.
Após análise da súmula, a Procuradoria do STJD ofertou denúncia com base em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Pelo atraso, o clube respondeu ao 206, e por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens e o lançamento de objetos no campo”, respondeu ao artigo 213. No final, o time foi penalizado com a perda de dois mandos de campo na Copa do Brasil e multa de R$ 2,2 mil.
O presidente do Flamengo-PI, Jankel Costa, afirmou que não vai recorrer da decisão. Segundo ele, não tem como reverter a decisão da Segunda Comissão Disciplinar do STJD pelo fato das denúncias terem sido aceitas por unanimidade. O dirigente agora aguarda o julgamento da ação impetrada pelo rubro-negro contra o Santos, que teria atuado com um jogador irregular.
- Esperamos que a ação entre na pauta de julgamento na próxima semana – pontuou o cartola.
Além dos problemas extra-campo, o Flamengo-PI também teve que defender o zagueiro Laércio, expulso aos 41 minutos do segundo tempo. por “colocar a mão na bola deliberadamente interceptando o passe”. Porém, o atleta foi apenas advertido pela corte e está livre para atuar em qualquer competição nacional que disputar.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.