A Polícia Rodoviária Federal flagrou sete carretas que estavam transportando 121 toneladas de carga acima da capacidade estabelecida pelo fabricante do veículo. O flagra foi feito por policiais de Picos durante fiscalização que durou por volta de sete horas.
Na operação específica 15 veículos foram fiscalizados, e os sete apresentaram irregularidade quanto ao peso máximo que o pavimento pode suportar.
Os veículos estavam transportando milho e soja para o Estado do Ceará. Todos os motoristas responsáveis pelo transporte forma orientados a retirar o peso excedente. Esta é a condição necessária para a retomada da viagem, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
Operação
Este tipo de operação visa a, no primeiro momento, evitar acidentes provocados pelo excessivo e precoce desgaste do sistema de freios e suspensão dos veículos. Por outro lado, representa a garantia da vida útil das rodovias, severamente reduzida quando submetida à circulação de veículos que transportam cargas acima do permitido. O excesso de peso leva a uma maior frequência das ações de manutenção e reparos, com custos adicionais para o contribuinte.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.