A safra de grãos do Piauí deverá sofrer uma queda de cerca de 685 mil toneladas provocada pela irregularidade das chuvas nos cerrados, a região de maior produção agrícola do estado. A soja, principal cultura dos cerrados, deverá apresentar uma perda de 346,2 mil toneladas em relação à safra passada.
A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu 9º levantamento da safra brasileira de grãos, divulgada esta semana. As perdas são atribuídas à irregularidade nas chuvas no período de enchimento dos grãos. Outros três levantamentos serão feitos até setembro, mas os técnicos não acreditam em grandes alterações.
Embora a área cultivada nos cerrados tenha crescido 7,7%, passando de 1.173 milhão para 1,264 milhão de hectares, a produção de grãos, este ano, deverá ficar em 1,601 milhão de toneladas, bem abaixo dos 2,286 milhões de toneladas colhidas em 2012. As perdas, segundo a Conab, são de 29,9%.
A falta de chuvas no período crítico da lavoura também fez desabar o índice médio de produtividade. Estimada inicialmente em 1,947 mil quilos de grãos por hectare, hoje só chega a 1,267 mil.
A soja, por ocupar a maior área cultivada dos cerrados, deverá apresentar uma queda de 27,4%, ficando em 916,9 mil toneladas. Na safra passada, foram colhidas 1,263 mil toneladas. A área plantada, no entanto, cresceu 22,9%, passando de 444,6 mil para 546,4 mil hectares.
Nos três estados de maior produção agrícola, o Piauí foi o que mais perdeu. Em segundo, ficou a Bahia, com 15,4% a menos. O Maranhão cresceu 2,1%.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.