O site CanalEnergia.com.br, referência nacional para investidores do setor elétrico e exclusivo para assinantes, publicou uma reportagem tratando dos investimentos que o Piauí vai receber na área nos próximos anos. A reportagem conversou com empresários que estão investindo na construção de parques eólicos e fotovoltaicos no estado e ressaltou a qualidade dos ventos e alta irradiação solar, o que torna o estado com condições técnicas favoráveis para produção de energias eólica e solar.
O Canal Energia mostrou que um novo cenário energético está sendo traçado no estado do Piauí. Com ventos favoráveis e abundância em incidência solar, o estado vem sendo procurado por investidores do setor de energia elétrica do mercado nacional e internacional para a implantação de novos empreendimentos.
Entrevistado pela matéria, Gustavo Mattos, diretor de portfólio da Ômega Energia, falou dos investimentos da empresa no Parque Eólico de Ilha Grande, no litoral piauiense. Entre os benefícios que o Piauí vai receber com a implantação do projeto, o empresário destacou "a redução das emissões dos gases do efeito estufa e o abastecimento de mais de 280 mil residências com energia limpa e renovável, o que tornará a região autossuficiente em energia a partir de 2014. Isso irá melhorar a qualidade e a estabilidade do suprimento de energia elétrica e melhorar o balanço energético do estado, hoje deficitário".
A reportagem também destacou a Unidade da Vensolbrás em São João do Piauí, onde os investimentos serão realizadas em três etapas. Ao todo, a empresa pretende investir até R$1,2 bilhão. A Vensolbrás já adquiriu o terreno e a instalação está em fase de licenciamento ambiental. O Canal Energia também ouviu representantes da Solstício Energia. A empresa formada a partir de experiências acadêmicas na Universidade de Campinas, apresentou ao secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Edson Ferreira, um projeto para instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar em escolas, hospitais e outros prédios públicos.
Ainda na área de energias renováveis, o vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Pedro Cavalcanti, destacou a criação do Atlas de Energias Eólicas e Solar do Piauí. "O Piauí está de parabéns pela iniciativa de colocar à disposição dos investidores da área de energias alternativas um instrumento de orientação como esse. Claro que nenhum investidor decide um negócio apenas pelo atlas, mas ele permite compreender melhor as oportunidades e também as políticas do Governo para o setor”, destacou Cavalcanti.
Para o secretário Edson Ferreira, isso demonstra o momento positivo que o Piauí passa no desenvolvimento da area de energias renováveis. São diversas empresas procurando investir no estado, isso mostra as condições naturais que favorecem a produção de energias limpas em nosso estado. Dessa forma, o Piauí vai ganhar com a geração de empregos, arrecadação de impostos e desenvolvimento da produção energética, que é importante para impulsionar o desenvolvimento do estado.
O Canal Energia também lembrou do leilão de reserva para produção de energia eólica que vai acontecer em agosto. No leilão, o Piauí é o quinto estado com mais projetos, contando com 32 empreendimentos eólicos cadastrados que podem gerar até 943 MW de energia. Ainda sobre a geração de energia eólica, a reportagem citou os investimenos da Queiroz Galvão no Parque Eólico da Chapada do Araripe.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.