Com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego através do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ) no mês de junho o mercado de trabalho no Comércio do Piauí com carteira assinada , registrou saldo líquido (2.269 admissões menos 2. 252 desligamentos) de apenas 17 empregos. O saldo acumulado entre janeiro e junho de 2013 ( - 391 ) foi o pior resultado dos últimos 4 anos para o período. Apenas o mês de maio teve um desempenho bom com um saldo positivo de 506 novas vagas, neste semestre , provocado pelo dia das mães, segunda melhor data para o Comercio no Estado.
Nos últimos 13 meses a média de contratações no Comércio de Bens ( não duráveis tipo alimentação e vestuários e duráveis como computador, fogão, geladeira, carros e peças, móveis etc. ) foi de 2.244 empregos. Para ter havido um desempenho positivo era necessário que as demissões fossem sempre abaixo deste teto, o que não ocorreu neste período, gerando o desequilíbrio.
As empresas do ramo de serviços e Turismo ( informáticas, bares e restaurantes, hotéis, bancos, auto escolas, despachantes, guias turísticos ,agencias de viagens etc.) visualizadas pela tabela 2, geraram 777 novas oportunidades de trabalho no Piauí, no mês de junho, perdendo apenas para o mês de abril nesta série histórica de 13 meses, que teve um saldo positivo de 851 postos de trabalho. No final do ano passado, entretanto, o setor passou por momentos difíceis no que diz respeito a empregos, atingindo saldos negativos em outubro ( - 38 ), novembro ( - 173 ) dezembro ( - 420 ) e janeiro de 2013 ( -332 ).
As atividades representadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí são responsáveis por 51,53% de todas as contratações no mês de junho. No Estado foram abertas 10.026 vagas de empregos em todas as atividades econômicas , contra 8.394 demissões, gerando um saldo positivo de 1.632 novas oportunidades. Do total de contratações, 2 269 foram realizadas pelo Comercio e 2 897 pelo setor serviços. Desta forma, conclui-se que os empregos gerados no Estado mais da metade são representados pelas Empresas ligadas a FECOMERCIO-PI.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.