O tomate, que há algumas semanas chegou a ser produto de luxo na mesa do consumidor, sofreu uma redução considerável no preço. Na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), a caixa de 22kg, que chegou a custar R$60, está sendo comercializada nos últimos dias por cerca de R$20, de acordo com o Boletim Semanal de Variação de Preços realizado pela diretoria técnica do órgão e divulgado na manhã desta segunda-feira (2).
Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro são os estados que estão abastecendo a central piauiense com o produto. De acordo com Alberto Monteiro Neto, diretor presidente da Ceapi, “a tendência do preço é diminuir, devido ao período de safra. Pois quanto maior é a oferta do produto menor é o seu preço”.
Os consumidores estão satisfeitos com os preços encontrados nas prateleiras do mercado. "A mudança no preço foi radical, antes o tomate estava muito caro, agora o preço está em conta e estou aproveitando", fala a consumidora Maria Eunice Andrade, que toda semana compra hortifrutis no mercado da Ceapi. "Hoje dá até para fazer doce de tomate", brinca a consumidora.
Mas enquanto consumidores estão comemorando, o preço desagrada aos produtores. José Santos de Azevedo é agricultor na região de Conceição do Canindé, no interior do Piauí, e afirma que "a produção chega a se tonar inviável". "O custo para se produzir é alto, as sementes são caras, assim como o adubo. Só não deixo de vender, porque se deixar o tomate na roça é pior, pois perco todo o trabalho", completa.
Ainda segundo o boletim semanal divulgado, outros produtos também sofreram redução do valor se comparado aos preços praticados na semana anterior. São eles: batata inglesa (-29,8%), chuchu (-27,5%), pimentão (-26,7%), abóbora leite (-26,3%), cenoura (-25,9%), pepino (-25,2%), maracujá (-25%), banana (-24,8%) , laranja (-24,7%), goiaba (-23,5%) e morango (-21,6%).
A Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) é localizada na Av. Henry Wall de Carvalho, número 5000, no bairro Tabuleta. O mercado funciona de segunda a sábado, das 3h às 13h.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.