A dimensão do drama vivido por agricultores do Piauí pode ser percebida pelo tamanho da fila. No último dia de recadastramento do programa Garantia Safra no município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, na região sudeste do Piauí, uma multidão de sertanejos simbolizou o retrato das dificuldades impostas pela seca.
Fila para recadastramento em Dom Inocêncio. (Foto: Manoel Sá/Reprodução Facebook)
Na manhã desta quinta-feira (12), uma enorme fila se formou em volta dos prédios da Câmara de Vereadores e da Prefeitura do município. Eram centenas de guerreiros, que ao longo de todos esses anos tem perseverado diante da seca. Após verem as duas últimas plantações torradas pelo sol, perder a pequena ajuda do governo federal é algo que não se pode imaginar.
Foram três dias de recadastramento no município. No período, novos beneficiários também foram inscritos. Em entrevista ao Liberdade News, o secretário de agricultura de Dom Inocêncio, Walter Gomes, o Waltinho, disse que a secretaria ainda não contabilizou o número de pessoas que fizeram o recadastramento, mas estima que tenham sido aproximadamente 2 mil.
Cada agricultor beneficiado para o ano agrícola 2013/2014 receberá R$ 850,00, parcelado em cinco vezes. Atualmente, 211 municípios do Piauí estão em situação de emergência devido à seca.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.