Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

19/09/2013 - 10h15

Compartilhe

19/09/2013 - 10h15

Vereador cobra mais arborização em Teresina

Parlamentar considera que as altas temperaturas se tornaram um problema de saúde pública na capital.

 Do Liberdade News

Arborização na zona Leste de Teresina (Foto: Rogério Holanda/Liberdade News)

 Arborização na zona Leste de Teresina (Foto: Rogério Holanda/Liberdade News)

O vereador Antônio Aguiar (PTB) usou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Teresina para cobrar da Secretaria Municipal do Meio Ambiente uma maior arborização da capital.

Aguiar destacou que a questão ambiental deve ser uma preocupação tanto da sociedade quanto do poder público, que é responsável por desenvolver políticas públicas nesse setor. O petebista lembra que até o Hino de Teresina destaca a riqueza da flora da cidade, no trecho em que cita "do verde exuberante que te veste", mas o vereador alerta que isso pode mudar, tendo em vista que a arborização da cidade tem sido preterida pela administração municipal.

"Avenidas estão sendo construídas sem espaço para plantar árvores, ou seja, não tem canteiro. Outras avenidas têm muitas árvores mortas. Em outras foram plantadas árvores que não contribuem nem com o sombreamento nem com a beleza, e algumas árvores que existem e quando nós precisamos não podemos contar, porque nos períodos de defesa elas soltam todas as folhas e ficam como se mortas estivessem", pontua.

O parlamentar informa que recentemente o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) colocou Teresina no nível 13 na incidência de raios solares, numa escala que vai de 1 a 14. Por essa razão, o vereador considera que as altas temperaturas se tornaram um problema de saúde pública. "Não estamos tirando a responsabilidade de cada um de nós, cidadãos e cidadãs teresinenses. Mas estamos cobrando uma ação mais efetiva do poder público. As árvores são importantes para diminuir a sensação térmica e para melhor a umidade relativa do ar. Somente a arborização poderá minimizar as altas temperaturas observadas na capital", afirma.

Do Liberdade News

Comentários