Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Tecnologia

08/10/2013 - 10h16

Compartilhe

08/10/2013 - 10h16

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá atividades no Piauí

Palestras, oficinas e clínicas tecnológicas fazem parte da programação.

 Agência Sebrae

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SNTC, ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro, em diversas cidades brasileiras. O tema do evento será Ciência, Saúde e Esporte. Serão promovidas em todo o país atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a esses temas.

A realização dos grandes eventos esportivos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos de 2016 e Jogos Paraolímpicos colocam o país no centro das atenções do esporte mundial. O tema da Semana foi escolhido com o intuito de aproveitar o momento desses eventos, que despertam grande interesse do público.

Nesse contexto, as ações da Semana pretendem estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o entorno natural, do ponto de vista da ciência.

Um dos principais objetivos da SNCT é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte.

A semana foi criada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades ligadas ao setor, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

O evento, que tem como público-alvo estudantes, empresas e pesquisadores, é realizado no Brasil desde 2004.

No Piauí, as ações da Semana acontecerão entre os dias 21 e 25 de outubro. Em Teresina, o evento que conta com uma vasta programação, será sediado na Potycabana, na zona leste da capital. Parnaíba e Picos também terão atividades no período da SNCT.

“A Semana incentiva o fortalecimento da política de desenvolvimento de ciência e tecnologia no Piauí e no Brasil”, avalia a gerente da Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Érika Lopes.

Durante o evento, o Sebrae e as instituições parceiras desenvolverão diversas atividades, incluindo palestras, oficinas e clínicas tecnológicas com temas relevantes para empreendedores e demais interessados nas temáticas da Semana.

O público poderá participar de palestras sobre os reflexos da obesidade na saúde e importância da prática do esporte; e da mesa redonda com a temática de integração entre comunidade científica, poder público e setor empresarial.

Em Teresina, no estande do Sebrae, os visitantes poderão conferir os resultados do Programa Agentes Locais de Inovação, ALI. Nesse espaço os agentes farão exposição de inovações em produtos, serviços e marketing, mostrando cases de empresas inovadoras.

Durante o evento, consultores da instituição realizarão diagnóstico presencial e imediato das empresas para identificar o atual grau de inovação do negócio. Também serão apresentadas as ferramentas e soluções desenvolvidas pelo Sebrae.

Clínicas tecnológicas, que são ambientes onde são prestados serviços de consultoria coletiva, também fazem parte da programação da Semana. Destacam-se, por exemplo, clínicas sobre modelagem de negócios; consumo de moda e estilo de vida e design; e arte e tecnologia.

Outras clínicas tecnológicas, que acontecerão no evento, são: redução do sódio no pão francês, melhoria de processos em gestão de saúde, entre outras. Todos as atividades são gratuitas.

Oficinas que tratam sobre os fundamentos básicos de esportes como basquete, futsal e judô também serão ministradas durante o evento.

As entidades parceiras da Semana são o Sebrae no Piauí, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sedet; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Fapepi; Universidade Federal do Piauí, UFPI; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai.

Agência Sebrae

Comentários