Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 24 de novembro de 2024
Notícias /

Justiça

16/10/2013 - 17h12

Compartilhe

16/10/2013 - 17h12

Presidente da OAB-PI defende humanização do sistema prisional

Willian Guimarães, alertou para a necessidade de um trabalho de humanização do sistema penitenciário piauiense.

 Do Liberdade News

 

Durante solenidade de inauguração da brinquedoteca da Casa de Custódia de Teresina, na manhã desta quarta-feira (16), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, alertou para a necessidade de um trabalho de humanização do sistema penitenciário piauiense e parabenizou a Secretaria de Justiça pelas ações que vem realizando nas unidades prisionais do Estado.

Segundo Guimarães, é necessário promover ações semelhantes em todas as unidades do sistema penitenciário. “A inauguração deste espaço serve para humanizar a Casa de Custódia, que tem sido palco de problemas nos últimos anos. Este é um espaço que atende aos anseios e às necessidades não só dos internos, mas das famílias. A presença dos filhos e das esposas em espaço adequado serve, de fato, para diminuir a tensão natural que existe dentro da casa de custódia”, comentou o presidente.

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, Raimundo José Gomes, também parabenizou a iniciativa da Secretaria de Justiça, que beneficiará tanto os detentos quanto os seus familiares, principalmente as crianças, que não tinham um local adequado. O magistrado também elogiou a estrutura prepara para o local, que conta com livros, brinquedos e orientadores.

Em seguida, o Secretário de Justiça, Henrique Rebelo, explicou que a brinquedoteca receberá crianças de até 12 anos, que experimentarão o mundo da literatura, a fim de auxiliá-las no desenvolvimento social e cultural. Rebelo afirma que o espaço foi pensado e criado para as famílias dos internos da unidade penal com o intuito de manter o vínculo familiar e incentivar visitas mais freqüentes dos filhos pequenos.

Rebelo também apontou algumas das medidas adotadas pela Secretaria, conforme orientação do Conselho Nacional de Justiça, como a retomada das abras da Penitenciária de Altos, com entrega prevista para 2014; recuperação da Penitenciária de Esperantina; retomada das obras de ampliação da Casa de Custódia; instalação da Unidade de Monitoramento Eletrônico, com disponibilização de 500 tornozeleiras à justiça criminal; inauguração das Unidades de Saúde da Casa de Custódia e Irmão Guido, entre outras. “Estamos colocando o sistema penitenciário do Piauí como um dos mais bem organizados do país”, finalizou.

Do Liberdade News

Comentários