As exportações renderam ao Piauí, de janeiro a setembro deste ano, US$127,780 milhões. A soja dos cerrados responde por 59,82% do total, com a venda para o exterior de mais de 142,336 milhões de quilos. As ceras vegetais mantêm o segundo lugar na pauta, com cerca de 5 milhões de quilos vendidos.
Apesar do desempenho da soja, o resultado é 32% menor do que o registrado em igual período do ano passado. Em 2013, uma forte estiagem na região dos cerrados piauienses comprometeu a produção de grãos. As importações, por sua vez, cresceram 23,4%.
Completam a lista dos dez produtos mais vendidos pelo Piauí no exterior o algodão, milho em grão, pilocarpina, mel natural, couros de caprinos, quartzitos, quercetina e lagostas congeladas.
O principal porto para os produtos piauienses no exterior, a China, responde por 31,32% das exportações, seguido pela Espanha, com 12,24%, e Tailândia, com 10,58%. Entre os maiores compradores também estão Estados Unidos, Japão, Arábia Saudita, Vietnã, Países Baixos e Taiwan.
As empresas com maior volume de exportação são Cargill, ABC, Bunge, Brasil Ceras, Foncepi, Los Grobo, ADM do Brasil, Pontes Indústria de Cera, Amaggi e Rodolfo Moraes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.