Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 24 de novembro de 2024
Notícias /

Justiça

05/11/2013 - 10h16

Compartilhe

05/11/2013 - 10h16

Prefeito que pagou cozinheira de sua casa com recursos da educação é denunciado à Justiça Federal

Ação de improbidade administrativa foi movida pelo Ministério Público Federal no Piauí.

 Rogério Holanda, do Liberdade News

Prefeito de São Gonçalo do Gurguéia, Anderson Alves, o Decym (PT)

 Prefeito de São Gonçalo do Gurguéia, Anderson Alves, o Decym (PT)

O prefeito de São Gonçalo do Gurguéia-PI - na microrregião do Alto Médio Gurguéia, a 766 km de Teresina - Anderson Luiz Alves dos Santos Figueiredo, o Decym (PT), foi denunciado no final de outubro deste ano à Justiça Federal por supostas práticas de improbidade administrativa.

O processo foi movido pelo Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da República no Piauí Antonio Marcos Martins Manvailer. A ação tramita na Vara Única de Floriano e foi distribuída para o juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso.

Através de um inquérito civil público instaurado em junho deste ano, o MPF encontrou provas de que Decym (PT) utilizou recursos da educação para pagamentos de salários da cozinheira de sua família, sem a prestação de qualquer serviço em unidade escolar. O crime foi cometido no período de fevereiro a julho de 2009, durante o primeiro mandato do gestor.

 
Investigação do MPF aponta que prefeito pagou cozinheira de sua família com recursos da educação no Piauí  
____________________________  
Justiça eleitoral cassa dois prefeitos no Piauí  
____________________________  
Prefeitos cassados conseguem liminar e voltam ao cargo  
   

No último mês de setembro, a Procuradoria da República no Piauí recomendou ao petista a devolver R$ 4.068,00 ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) do município.

No dia 9 de julho deste ano o juiz da 35ª Zona Eleitoral do Piauí, Carlos Marcello Sales Campos, cassou o mandato de Decym, acusado de compra de votos nas eleições de 2012. Na decisão, o magistrado determinou a realização de novas eleições no município, mas o prefeito continua no cargo sob força de uma liminar concedida pelo juiz Sandro Elano, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

 

Rogério Holanda, do Liberdade News

Comentários