Usuários de redes sociais que disponibilizam informações pessoais em excesso começam a ser penalizados com golpes de uma quadrilha interestadual que está atuando em Teresina-PI. A informação é do delegado Ademar Canabrava, do 12º Distrito Policial, segundo ele pelo menos dez pessoas foram vítimas do esquema na capital.
“Eles escolhem a vítima pelo que elas publicam em sua rede social. Por exemplo, a pessoa menciona que viajará nos próximos dias. Após esta informação, eles começam a monitorar a página desta pessoa e quando ela viaja, eles roubam sua senha e mandam uma mensagem para familiares afirmando que houve um imprevisto na viagem e que precisará de dinheiro”, explicou.
O delegado afirma que a vítimas dos crimes cometidos pela quadrilha sofrem o ataque por não saber utilizar as redes sociais corretamente. “As pessoas colocam informações sobre data de viagens, locais de destino, quanto tempo passarão fora e que meios de transporte irá utilizar. Tudo isso facilita a ação dos criminosos e serve também para informar aos ladrões que sua residência ficará sozinha. É preciso ter prudência ao divulgar informações pessoais na rede social”, alerta Ademar Canabrava.
Ele disse que ainda não é possível determinar quem são os autores dos crimes ou a localização destes, por conta da forma sigilosa e discreta com que atuam.
.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.