Com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no Piauí subiu 7% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado causou surpresa para os analistas porque setembro costuma ser fraco para o comércio.
Passadas as festividades do dia dos pais, as vendas continuaram aquecidas e os comerciantes realizaram promoções, principalmente de roupas e calçados. Também foram realizadas liquidações para renovar os estoques, preparando as prateleiras para as vendas no fim de ano.
Já no acumulado do ano foi registrado um índice de 3,5% sobre o mesmo período de 2012 e nos últimos 12 meses o acumulado teve uma variação de 3,9% na mesma base de comparação.
A receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 14,3% na comparação com o mês de setembro do ano passado. E o acumulado do ano e dos 12 últimos meses foram 13,0% e 12,7% respectivamente.
O comércio varejista ampliado (que incluei veículos e material de construção) registrou variações positivas de 10,5% para o volume de vendas e 16,3% para a receita nominal, comparando com o mesmo mês do ano anterior.
Em relação ao volume de vendas no acumulado do ano, o resultado foi 6,8% superior e para os últimos 12 meses a variação do Setor é 7,2%. Já a receita nominal obteve variação nos acumulados, de 13,0% e 12,8% respectivamente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.