As chuvas isoladas devem melhorar a condição das reservas de água do Piauí. De acordo com um relatório divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), até outubro, a média de acúmulo de água estava reduzida em 30% de sua capacidade. A situação poderia estar pior se não fosse um pacote de investimentos do Governo do Estado para obras contra estiagem. São convênios com o Banco Mundial e Governo Federal que estão melhorando a vida do piauiense.
São barragens, barragens de acumulação, sistemas adutores, construção de cisternas e poços que amenizaram a falta de água nas regiões mais críticas. O próprio Governador Wilson Martins comanda um grupo de monitoramento que trabalha em caráter de emergência em obras destinadas à combater a seca. “Todo recurso relacionado à água deve ser aplicado sem burocracias da maneira mais rápida possível para que a obra seja concluída rapidamente”, explica.
A expectativa dos agricultores também é melhor em relação aos anos anteriores. Em Bom Jesus, no Sul do Piauí, os produtores de soja acreditam em uma safra melhor que a dos dois últimos anos. Há 15 anos na Serra do Quilombo, o produtor Agenor Périco, disse que os dois últimos anos foram os piores para a produção de soja na região. “Esses dois últimos anos foram os mais difíceis, a situação é gravíssima, a nossa expectativa é com esta safra, aqui todos confiam em dias melhores e em uma grande safra, já começamos o plantio e estamos todos confiantes”, afirma.
Uma produção agrícola forte é fundamental para o crescimento do Piauí. Por mais um ano, a soja foi o principal produto exportado e garantiu o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O Piauí é o terceiro maior produtor de grãos do Nordeste. De acordo com o governador Wilson Martins é fundamental investimentos que estimulam a produção agrícola. “Estamos trabalhando, como nunca, para dar todas as condições para os nossos produtores, são obras como a Transcerrados e a Transnordestina que prometem injetar o desenvolvimento e melhorar o escoamento da produção”, disse Wilson.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.