No mês de dezembro há um aumento expressivo na venda de frutas na Central de Abastecimento de Piauí (Ceapi). Itens como abacaxi, ameixa, figo, lichia, manga, melancia, melão, nectarina, pêssego e uva são algumas das preferidas no período.
O grupo de frutas tem um aumento na oferta de, aproximadamente, 20% em dezembro. Uma expectativa positiva para um país que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), é o terceiro em produção de frutas totalizando um volume de 46,4 milhões toneladas por ano.
Conforme o diretor presidente da Ceapi, Alberto Monteiro Neto, as festas de Natal e Réveillon e o aumento do calor explicam o crescimento na procura. "São variedades tradicionais de fim de ano e indispensáveis nas ceias dos brasileiros.
Além disso, é a época de safra de uma grande variedade de frutas quando elas estão com melhor qualidade", explica. O permissionário do mercado Bernardo Pereira conta que uma das variedades mais procuradas é a uva niágara.
"É uma uva que não pode faltar nas festas de fim de ano, em especial, no Réveillon onde, além de decorar os pratos e a mesa, as pessoas associam o consumo da fruta a uma superstição na virada do ano”, avalia.
Segundo Alberto Monteiro Neto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 4 a 6 porções de frutas por dia, um total de 100 quilos por ano, por pessoa.
Mas dados do Ibraf apontam que o brasileiro consome apenas 33,5 quilos de frutas por habitante, anualmente. “O Brasil é rico na variedade e quantidade de frutas, mas somos o terceiro país em consumo. Além de comer in natura, as pessoas podem criar receitas para incluí-las no cardápio. Abacaxi, melancia, ameixa e goiaba, por exemplo, fazem parte da gama de opções que temos”, comenta o diretor presidente da Ceapi.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.