Três sementes de romã na carteira e dinheiro abundante o ano todo. A crença popular é cumprida à risca por muita gente no Réveillon e faz a procura por ela estourar na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). Mas o que poucos sabem é que a “fruta do Ano Novo” é muito versátil.
Além dos possíveis benefícios para o bolso, segundo a superstição, ela faz muito bem para a saúde. O diretor presidente da Ceapi, Alberto Monteiro Neto, conta que o mês de dezembro representa um aumento de 70% nas vendas da romã em relação ao resto do ano.
“Durante o ano de 2012, por exemplo, foram ofertados 20.079 quilos da fruta. Desse total, só no mês de dezembro foram comercializados 14.767 quilos”, explicou. De acordo com Flávia Pereira, permissionária que vende frutas e verduras na Ceapi há mais de 15 anos, a romã é nativa da Pérsia, atual Irã.
“Simbolicamente é a fruta da sorte. Na antiguidade, os egípcios e gregos já conheciam seus benefícios medicinais. Podemos encontrar dois tipos de romã, a vermelha e a amarela. Percebe-se na vermelha, menor quantidade de sementes. Já a amarela tem maior quantidade de sementes e apresenta casca mais grossa”, explica.
O médico da Ceapi, José Cícero Ribeiro, diz que o chá de romã é popularmente utilizado para ajudar a combater infecções na garganta, pois suas cascas e sementes têm substâncias com propriedades anti-inflamatórias.
Além disso, tanto a polpa como a semente são ricas em antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. “A ingestão de romã previne flacidez da pele, celulite, perda da elasticidade, rugas, etc. Ela também atua aumentando o fator de proteção do filtro solar na pele”, comenta o clínico geral.
José Cícero enfatiza que o momento da compra é muito importante. “O amassado ou corte na fruta podem reduzir a atividade antioxidante e as disponibilidades dos compostos benéficos”, alerta.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.