Com a normalização do inverno, os produtores dos cerrados piauienses aumentaram o ritmo do plantio e estão confiantes de que a safra 2013/2014 será a maior de todos os tempos. No momento, a prioridade é para o plantio de soja, que depois dará lugar à chamada safrinha.
A expectativa do governo é de que se confirme a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê um crescimento na produção de grãos da ordem de 79% em relação à safra passada.
Para a próxima safra, os produtores dos cerrados deverão plantar uma área de 1,356 milhão de hectares, 7,3% maior do que a anterior. Na safra passada, além de uma área menor, o cultivo foi prejudicado pela falta de chuvas no momento da formação dos grãos.
Mais uma vez, a soja ocupará a maior área plantada dos cerrados, com 612 mil hectares, o que representa um crescimento de 12% em relação à safra passada. A expectativa é de que sejam colhidos mais de 1,7 milhão de toneladas do grão.
Na Serra das Guaribas, na região de Santa Filomena, as chuvas até o final da semana passada já apresentavam um volume superior a 300 milímetros e as previsões são de que as precipitações vão continuar nos próximos dias.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.