O governador Wilson Martins sancionou uma lei que decreta o município de São João do Piauí, a 486 quilômetros de Teresina, como a Capital da Uva, em virtude da produção do fruto na região e a importância da comercialização do produto para o desenvolvimento econômico da região. No mesmo documento, a cidade de Piripiri foi denominada como a Capital do Humor e Oeiras como a Capital da Fé.
O Festival da Uva foi criado pelo Governo do Estado, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com o objetivo de divulgar o projeto de fruticultura irrigada, com destaque para a uva, que está sendo implantado no assentamento Marrecas, na zona rural de São João do Piauí.
Enquanto o município de Piripiri, localizado a 153 quilômetros de Teresina, é conhecido como a Capital do Humor devido à boa safra de comediantes e humoristas que saem da cidade. Atualmente, nomes como João Cláudio Moreno, Dirceu Andrade e Amaury Jucá são conhecidos nacionalmente por suas apresentações.
Já, a Capital da Fé, Oeiras, a 313 quilômetros, ganhou esse título pela grandiosidade da Semana Santa que é realizada todos os anos na cidade, além da tradição que move o povo da primeira capital piauiense. Os romeiros acompanham a imagem de Bom Jesus dos Passos pelas ruas do centro histórico de Oeiras, procissão que abre a Semana Santa no município e que anualmente atrai um número cada vez maior de fiéis.
Além da procissão de Bom Jesus dos Passos, Oeiras apresenta outras grandes procissões como a do Fogaréu, acompanhada somente por homens e com a cidade iluminada por velas, e a do Senhor Morto, na quinta e na sexta-feira, respectivamente.
As referidas denominações para os três municípios passarão a fazer parte do calendário de eventos comerciais, industriais e turísticos do Piauí. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí na última segunda-feira (27).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.